Não gostou

Matthew Modine, de Stranger Things, detona novo acordo do Sindicato de Atores

Ator não vai votar a favor do contrato

Matthew Modine vive o Dr. Brenner em Stranger Things
Matthew Modine vive o Dr. Brenner em Stranger Things

Matthew Modine, o Dr. Brenner de Stranger Things, é o mais recente ator a se manifestar contra o novo acordo do Sindicato de Atores dos EUA (SAG-AFTRA), que foi alcançado após o término da greve de mais de 100 dias, há apenas algumas semanas.

Em uma longa declaração publicada nas mídias sociais, intitulada “When consent is not consensual” (Quando o consentimento não é consensual), o astro de Stranger Things e Nascido Para Matar escreveu um extenso relato sobre por que votará “Não” no novo acordo do sindicato.

Modine discordou de uma das principais cláusulas do acordo: a possibilidade de os estúdios usarem inteligência artificial para recriar os artistas visualmente ou usando a voz.

“Embora haja melhorias e ganhos, não votarei pela ratificação do contrato. Os membros devem votar de acordo com sua consciência. Não posso endossar um contrato que compromete a independência e o futuro financeiro dos artistas. Como membro do Conselho Nacional, é moralmente obrigatório estar ao lado e oferecer proteção aos colegas membros. Especialmente aqueles que estão iniciando suas carreiras, aqueles incapazes de se defender e, neste caso, suas identidades, suas vozes e sua fisicalidade, de serem levados por uma tecnologia que ninguém entende completamente”.

“Exige um aviso aos membros que diz que não consentem com os termos de emprego definidos pelos termos deste contrato. Consentir com esses termos é uma pré-negociação que assumirá o controle do futuro financeiro e criativo de cada membro trabalhador do SAG-AFTRA. Consentimento é rendição… Concordar com o consentimento significa dar sinal verde contratualmente para que nossos empregadores capturem e reconstruam digitalmente nossa fisicalidade e nossas vozes usando inteligência artificial. Uma vez que essas informações são coletadas, um membro pode ser regenerado quando e como o detentor do contrato escolher, para sempre.”

O SAG-AFTRA deve divulgar o novo acordo na íntegra nesta semana, mas antes disso o sindicato já havia apresentado elementos do acordo, chamando-o de “histórico” e “seminal”. Modine discorda desse enquadramento, comparando esses adjetivos para o acordo ao McNuggets do McDonald’s. Ele escreve:

“Não estar totalmente informado sobre esse contrato é como achar que o McNuggets é feito apenas de carne de frango. Imagine como os associados ficariam desapontados se soubessem o que realmente estão recebendo. Não compartilhar o contrato inteiro é irresponsável. Apresentar os benefícios do contrato como “históricos” e “seminais” é tão falso quanto o McDonald’s dizer que os McNuggets não são bolas de gosma cinza cheias de produtos químicos, antibióticos, bicos, ligamentos e rabos de galinha.”

Elenco de Stranger Things

O fim de Stranger Things

Stranger Things promete um final épico na quinta e última temporada e os roteiristas da série claramente estão ambiciosos em relação a essa leva de episódios.

Uma publicação da conta oficial do Twitter dos roteiristas da série da Netflix ofereceu uma descrição enigmática da quinta temporada.

Falando sobre o que os fãs podem esperar, o tuíte observou que é como uma fusão da primeira e da quarta temporadas. “A 5ª temporada é como se a 1ª e a 4ª temporada tivessem um bebê. E então esse bebê foi injetado com esteroides”, diz o post.

O quinto ano, vale lembrar, encerrará a trama da série de uma vez por todas. Segundo informações prévias, Will Byers terá um papel extremamente importante para a conclusão da história.

A temporada final de Stranger Things consistirá de 8 episódios e não tem previsão de estreia.

Sair da versão mobile