Lançado na Netflix em maio, Milagre Azul acompanha a história das crianças moradoras de um orfanato no México, que infelizmente é destruído quase completamente por um furacão. Para salvar o lar, o grupo entra em uma importante competição de pesca.
Os competidores inusitados contam com a ajuda de um pescador campeão para ganhar o prêmio em dinheiro e salvar o orfanato da falência.
Muitos fãs não sabem, mas o filme é baseado em uma história real, embora alguns elementos tenham sido modificados para uma melhor condução narrativa.
Confira abaixo tudo sobre a inspiração real de Milagre Azul e confira como está o orfanato atualmente!
A inspiração real de Milagre Azul
Para a surpresa dos fãs, Milagre Azul é baseado em uma história real! O filme se inspira na trajetória de superação de um grupo de órfãos mexicanos.
Por anos, o verdadeiro orfanato Casa Hogar – que é localizado na região de Cabo San Lucas – sofreu com dificuldades financeiras.
Quando o Furacão Odile devastou a área e a estrutura do orfanato em 2014, Omar, o dirigente da casa, decidiu finalmente buscar ajuda.
O responsável se juntou ao campeão de pesca Wade Malloy para participar do torneio Brisbee’s Black & Blue, que oferece ao ganhador um prêmio de 250 mil dólares.
Em Milagre Azul, Wade é motivado a ajudar Omar para poder evitar o pagamento de uma taxa alta para entrar na competição. Na vida real, foi a doação de um anônimo que permitiu a inscrição do orfanato.
Vários dos garotos que residiam na Casa Hogar se juntaram a Omar e Wande no torneio, criando uma espécie de “tripulação improvisada”.
Wade era o único integrante da equipe com experiência de pesca, mas conseguiu ensinar a Omar e os garotos as técnicas básicas do esporte nas 5 semanas de preparação do torneio.
Na competição, o Time Casa Hogar garantiu a vitória após a captura de um marlim azul de 173 quilos. A equipe se destacou por ser o primeiro grupo mexicano a vencer o torneio.
O prêmio de 258,325 mil dólares foi utilizado por Omar para salvar a Casa Hogar e expandir as residências do orfanato, oferecendo também um lar para garotas.
A Casa Hogar hoje em dia
A Casa Hoger existe até hoje, e além de servir como um lar para crianças órfãs, realiza também ações sociais que beneficiam todos os mexicanos.
Mensalmente, a instituição organiza um evento para reforçar a importância dos cuidados contra a Covid-19, além de divulgar informações importantes de ajuda para comunidades migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“No evento de maio nós vamos distribuir máscaras, álcool em gel e garrafas d’água para famílias necessitadas, além de divulgar informações importantes para o público”, afirmou Cristina Arellano, diretora no Programa de Educação para Adultos da Casa Hogar.
Arellano mencionou que vai distribuir pacotes com 12 máscaras para cada família, para garantir a proteção mesmo com o avanço da vacinação.
Outro objetivo do evento é divulgar dados importantes sobre uma espécie de auxílio médico emergencial pago pelo governo mexicano.
“Vamos guiar o povo e explicar como eles podem ter acesso a esse benefício, pelo telefone e pelo site oficial do governo”, afirmou Arellano.
Segundo a dirigente, o evento deve ajudar de 200 a 250 pessoas, assim como as versões anteriores da iniciativa.
Milagre Azul está disponível na Netflix.