Godzilla Minus One chegou à Netflix e quem assistiu pode estar se questionando acerca da cena final do filme. Vamos ver – com spoilers – o que ela significa, abaixo.
Sucesso nas bilheterias de todo o mundo e ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Godzilla: Minus One se passa no Japão após a Segunda Guerra Mundial e mostra Godzilla atacando a nação enquanto eles tentam se recuperar.
“No Japão pós-guerra, um ex-piloto se junta à população civil para combater um monstro nuclear que está aterrorizando cidades costeiras”, diz a sinopse.
Escrito e dirigido por Takashi Yamazaki (Lupin III: O Primeiro), o filme foi lançado no Japão em 3 de novembro, 69 anos depois do Godzilla original.
Continue lendo para saber o que significa a cena final de Godzilla Minus One.
Godzilla está morto em Minus One?
No final de Godzilla Minus One, um plano é elaborado pelo ex-cientista naval militar Kenji Noda. Eles atraem o monstro para a baía e cercam o Godzilla com uma frota de navios. O gás é então liberado dos tanques de Freon, diminuindo rapidamente a densidade da água e fazendo com que o monstro afunde 1.500 metros abaixo do nível do mar.
Balões pressurizados também são preparados para o caso de o Godzilla sobreviver à descida, o que o lançaria à superfície em alta velocidade, resultando em uma descompressão explosiva que basicamente despedaçaria o monstro.
Embora o plano quase seja bem-sucedido, Godzilla consegue romper os balões destinados a ressurgir. Apesar de ferido – Godzilla não está morto -, Shikishima realiza um ato de sacrifício pilotando seu avião cheio de explosivos diretamente na boca de Godzilla.
Essa ação anula o sopro atômico do Godzilla, causando uma enorme explosão que aniquila o monstro. Felizmente, Shikishima é ejetado do avião antes que ele colida com o Godzilla.
Embora Shikishima pareça ter conseguido desintegrar o corpo de Godzilla com seu avião cheio de explosivos, a cena final do filme sugere que a morte da criatura pode não ser definitiva.
Os espectadores veem a carne regenerada de Godzilla afundando no oceano e começando a borbulhar. A última cena deixa espaço para a possibilidade de um novo Godzilla emergir dos restos de sua carne.
Com isso, uma continuação de Godzilla Minus One parece provável, dado o final ambíguo do filme e seu enorme sucesso em todo o mundo. No entanto, o diretor Takashi Yamazaki revelou em janeiro que não estava em negociações com a Toho para criar uma sequência. Pelo menos por enquanto.
“Não, não há nenhum [filme em andamento]”, disse ele em uma entrevista ao site de mídia japonês HJ Web, de acordo com Dexerto. “Mas talvez eu fique um pouco triste se outra pessoa for escolhida para o próximo filme”.
O diretor acrescentou que já tem ideias para outro filme do Godzilla Minus One se a Toho lhe der sinal verde. “Se eu fosse dirigir o próximo filme do Godzilla, gostaria de fazer uma sequência deste”, explicou Yamazaki. “Já houve dois filmes autônomos do Godzilla seguidos, então talvez o próximo precise apresentar um monstro vilão.”
Godzilla Minus One está disponível na Netflix.