Não Olhe Para Cima está fazendo grande sucesso com o público brasileiro da Netflix, mas muita gente ficou confusa com sua mensagem. Nas redes sociais, uma boa parte dos espectadores parece acreditar que o filme é uma alegoria sobre a pandemia de Covid-19. Mas na verdade, ele chama atenção para outro problema de igual gravidade; veja abaixo.
“Dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola”, explica a sinopse do longa.
O filme é protagonizado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, e conta também com um impressionante elenco de estrelas formado por Meryl Streep, Jonah Hill, Tyler Perry, Cate Blanchett, Timothée Chalamet e Ariana Grande.
Além de ser um verdadeiro fenômeno de audiência, Não Olhe Para Cima é uma das grandes apostas da Netflix para o Oscar 2022.
Não Olhe Para Cima é sobre Covid-19?
Embora paralelos possam ser traçados entre a trama de Não Olhe Para Cima e a pandemia de Covid-19 – especialmente em relação às atitudes de certos governos – o filme da Netflix não é sobre a doença.
No longa, Jennifer Lawrence interpreta a astrônoma Kate Dibiasky, que descobre um massivo cometa em rota de colisão com a Terra enquanto trabalha como o Dr. Randall Mindy, vivido por DiCaprio.
Ao tentar alertar o mundo sobre a ameaça, a dupla de cientistas encontra descaso, hostilidade e deboche de governos e representantes da mídia.
Grande parte da discussão que envolve Não Olhe Para Cima sugere que o filme é uma metáfora sobre a frustração da comunidade científica, que tem dados factuais questionados pelos achismos de pessoas comuns.
Qual é a verdadeira mensagem de Não Olhe Para Cima?
De acordo com Leonardo DiCaprio, Não Olhe Para Cima, na verdade, é uma alegoria sobre as mudanças climáticas.
“Estou muito agradecido pela oportunidade de interpretar um personagem que é baseado em pessoas que eu conheci na comunidade científica, particularmente nos cientistas climáticos, que tentam falar sobre a urgência do assunto mas são relegados às últimas páginas dos jornais”, comentou o astro em uma entrevista ao Yahoo! News.
Na mesma entrevista, DiCaprio falou sobre a importância da mensagem do longa e sua relação com o panorama atual da comunidade científica.
“Nós trabalhamos duro para entender a frustração da comunidade científica, e o que aconteceria em uma situação dessas, da máxima frustração. Ao perceber que o mundo está prestes a ser destruído, como você tira esse jaleco profissional e fala a verdade diretamente?”, afirmou o astro.
Dessa forma, espectadores da Netflix que encontraram paralelos entre Não Olhe Para Cima e a pandemia de Covid-19, não estão exatamente errados.
Afinal de contas, muita gente ainda se nega a tomar vacinas cientificamente testadas e comprovadas, simplesmente por motivos políticos ou religiosos – atuando diretamente para a continuação da pandemia e o desenvolvimento de novas variantes.
Não Olhe Para Cima está disponível no catálogo da Netflix.