Não Se Mexa é o novo filme de Netflix. O longa-metragem conta com alguns detalhes no seu fim que podem deixar espectadores confusos. Vamos mergulhar neles.
Quando os créditos sobem em Não Se Mexa, Iris conseguiu superar um assassino psicótico (Finn Wittrock) que usa uma droga paralisante para aprisioná-la em seu próprio corpo. Essa experiência ensina à protagonista uma lição valiosa sobre si mesma.
“Para mim, o filme é uma conversa com ela mesma sobre a vontade de viver”, disse Asbille ao Tudum. “Isso é o que torna o gênero perfeito para esse tipo de exploração” — ao interpretar uma personagem que está primeiro presa em seu próprio luto e depois literalmente imobilizada por uma droga, “somos capazes de mostrar a paralisia existencial dela fisicamente, e não apenas metaforicamente”.
“Kelsey começa o filme desamparada”, comentou o produtor Sam Raimi ao Tudum. “Ela passou por muita coisa e sente como se estivesse no fim da linha. Acredito que, através da interação com o personagem de Finn durante o filme, mesmo sendo um suspense, também é um filme de personagem, e ela recupera aquilo que havia perdido, o desejo de viver.”
É preciso uma ameaça à sua vida na forma de Richard, interpretado por Wittrock, para revelar a verdadeira profundidade do instinto de sobrevivência de Iris. Continue lendo para saber mais sobre como Iris finalmente escapa ao fim do novo thriller arrepiante.
Como Richard paralisa Iris?
Ele usa uma droga paralisante que leva 20 minutos para fazer efeito e dura uma hora. O serial killer Richard atrai Iris com uma estratégia contraintuitiva: convencê-la a desistir do suicídio enquanto ela está à beira do penhasco onde seu filho morreu.
“Ele precisa ser alguém que você compre como uma pessoa empática, alguém curioso que vai até lá e consegue convencer alguém a sair do penhasco, literalmente”, explica o codiretor Brian Netto ao Tudum sobre Wittrock.
Mas depois de se aproximar de Iris revelando sua própria perda trágica (de sua namorada do colégio, Chloe, em um acidente de carro), Richard mostra sua verdadeira face.
“Acho que ele tem empatia humana e emoções reais”, comenta Wittrock ao Tudum. “Mas ele também é muito bom em manipulá-las, e ele mesmo é um ótimo ator.”
Richard então revela sua máscara de maneira inesquecível, injetando Iris com uma droga paralisante e sequestrando-a. Ele planeja levá-la para sua cabana nas proximidades, onde pretende torturá-la antes de finalmente afogar seu corpo em um lago.
“Finn é perfeito para esse papel porque é muito carismático”, diz Raimi. “Você confia nele. Mesmo que o público já o tenha visto como vilão, ele tem essa qualidade de galã que o torna perfeito ao lado de Kelsey.”
Apesar desse charme distorcido, Iris não se entrega facilmente. Antes que a droga faça efeito, ela bate o carro e foge, pulando em um rio turbulento. O rio a leva direto para o quintal de um senhor mais velho, Bill (Moray Treadwell). Neste ponto, Iris está completamente paralisada, conseguindo apenas piscar em resposta às perguntas de Bill.
“O roteiro descreve os estágios da paralisia, mas há uma experiência emocional e uma luta interna que você precisa transmitir, mesmo estando fisicamente limitada”, explica Asbille. “Esse foi o desafio, e foi divertido descobrir isso juntos.”
Como Iris escapa da cabana?
Com Iris paralisada, os cineastas enfrentaram um desafio autoimposto.
“Um dos maiores desafios que me preocupava era o fato de o roteiro pedir que nossa atriz ficasse imóvel por muitos minutos do filme, e eu temia que o público ficasse inquieto”, explica Raimi ao Tudum. “Mas [Kelsey] faz um trabalho excelente atuando com os olhos e os movimentos sutis do rosto, o que funciona maravilhosamente.”
Asbille trabalhou com um treinador, Eric Johnson, para enfrentar a tarefa surpreendentemente exaustiva de permanecer imóvel. “Em vez de apenas construir músculos, focamos mais na resistência para manter movimentos isolados, especialmente nos ambientes mais extremos do filme”, conta.
Mesmo assim, os cineastas confiaram em Wittrock e Treadwell para a próxima sequência, que mostra Richard enganando seu caminho para dentro da cabana de Bill, fingindo ser o marido preocupado de Iris, procurando por ela após um acidente de carro.
“Há uma grande parte do filme em que Kelsey não fala, e Finn precisa continuar a narrativa e levar as coisas adiante”, explicou o codiretor Adam Schindler. “Então era realmente importante que encontrássemos alguém que fosse envolvente o suficiente para ser mau, mas que você goste dele de certa forma.”
Com Iris escondida atrás do sofá de Bill, Richard usa todo o seu charme para conquistar Bill, apelando desesperadamente ao senso de compaixão do viúvo. Quase funciona, até que o celular de Richard toca, revelando sua mentira original (de que precisava de um telefone após perder o dele no acidente).
“Eu achei um desafio incrível, tipo, como posso convencer genuinamente essa pessoa de que minha história é verdadeira?” Wittrock comenta. “E ele quase consegue!”
No entanto, Richard domina Bill, incendeia a cabana e quase deixa Iris para morrer. Mas ela reúne forças para puxar as cortinas, alertando-o sobre sua presença e salvando sua vida.
O que aconteceu com a namorada de Richard?
Após pegar Iris, Richard recebe um telefonema surpreendente — de sua filha. É uma cena que Wittrock adorou imediatamente.
“O momento em que lembro de ler o roteiro e pensei, ‘Tenho que fazer isso’, é quando ele recebe essa ligação de sua família em casa”, conta Wittrock. “De repente, algo é despertado; ele se transforma completamente e uma vida completamente nova se abre.”
Iris fica presa com Richard novamente — e, enquanto recupera o controle de suas cordas vocais, começa a provocá-lo, cutucando a ferida da morte de sua namorada. Funciona, de certo modo.
Sempre ator, Richard passou a acreditar na verdade de sua própria atuação, mas Iris consegue fazê-lo sair do personagem. “De um jeito distorcido, ele realmente a respeita e gosta dela”, afirma Wittrock. “Isso não vai impedi-lo de matar, porque é o que ele faz, mas acho que ela atinge um nervo muito vulnerável nele, talvez o último que restava.”
Assim, Richard revela a verdade por trás de sua história triste. O incidente não o fez perder a cabeça, diz ele — ajudou-o a encontrar clareza. As últimas palavras que disse a Chloe? “Obrigado.” Ao vê-la morrer, Richard descobriu o assassino dentro de si.
Os diretores Netto e Schindler alertam o público para não necessariamente levar as palavras de Richard ao pé da letra. “É meio que uma sessão de terapia distorcida para os dois”, explica Schindler. “Se ele está falando a verdade ou não, há vislumbres de verdade no que ele diz.”
Por sua vez, Wittrock interpretou a cena como se tudo o que ele dissesse fosse verdade.
“Ele está tentando recriar essa experiência, aquele amor genuíno que ele teve e que perdeu, e que ele está tentando entender”, Wittrock explicou. “Por que ele se sentiu tão bem naquele momento sombrio? Acho que ele faz isso com essas diferentes mulheres como uma forma de resolver essa peça do quebra-cabeça.”
Por que Iris agradece a Richard no final de Não Se Mexa?
Com o tempo acabando antes da chegada de sua família, Richard decide abandonar a cabana e vai direto para o lago, levando Iris em um barco a remo e preparando-a para sua própria morte.
Ao mesmo tempo, Iris está recuperando sua mobilidade; no barco, ela consegue esfaquear Richard no rosto com sua própria faca de caça e atirar nele com sua própria arma. Ele cai na água, e Iris se esforça para voltar à margem enquanto o barco, cheio de buracos de bala, afunda.
Uma vez em terra firme, no entanto, ela recebe uma surpresa: Richard também conseguiu sair do lago, lentamente sangrando. Ela o deixa com um último comentário, repetindo as palavras que marcaram o próprio “despertar” de Richard: “Obrigada.”
“Acredito que há um momento em que Iris escolhe viver, e não apenas sobreviver”, disse Asbille sobre os momentos finais do filme. “Isso foi o que ressoou em mim, lutar desesperadamente para superar algo que a deixou paralisada.” Ao agradecer Richard, ela reconhece o papel dele nessa evolução, mesmo que tenha sido concedida sob motivos assassinos. Ela está agora finalmente livre de sua paralisia — física e emocional.
Isso significa que o “obrigada” de Iris é muito mais sincero do que pode parecer inicialmente. “Kelsey colocou seu coração no filme e realmente fez essa jornada de alguém que estava sem esperança para alguém que recuperou a esperança”, diz Raimi. “Eu sei disso porque me sinto muito emocionado ao final deste filme. Ela tem uma alma e sabe como dar ao público uma amostra dessa alma na tela. É realmente algo lindo.”
Netto e Schindler concordam – é um momento que coloca Richard em seu lugar, mas também tem um núcleo de verdade. “É um momento de duplo sentido, porque ela está batendo nele por um lado, mas há uma percepção genuína da parte dela de que ‘Uau, ok, eu devo minha vida a esse homem porque eu não queria lutar pela minha vida antes de conhecê-lo’”, disse Netto.
“Acredito nessa frase no seu melhor sentido: Obrigado por me inspirar a viver novamente”, disse Raimi.
Não Se Mexa está disponível na Netflix.