Injustiça

Netflix não paga royalties para atores em séries coreanas

Pagamentos não são feitos de forma igualitária

A série Round 6 é um dos maiores sucessos da Netflix.
A série Round 6 é um dos maiores sucessos da Netflix.

A Netflix não paga royalties para atores sul-coreanos, apesar de sucessos enormes como Round 6 e Sorriso Real.

Nos últimos anos, o serviço de streaming tem expandido sua biblioteca de conteúdo sul-coreano original.

Round 6 foi lançada em 2021 e ainda é a série mais assistida de todos os tempos.

No início deste ano, a Netflix anunciou uma grande expansão para sua lista de filmes e séries coreanas em 2023.

Agora, com a greve do sindicato de atores dos EUA (SAG-AFTRA), em parte devido aos baixos pagamentos de royalties, um relatório do Los Angeles Times revela que a Netflix não paga royalties de forma alguma aos atores sul-coreanos.

Round 6 está disponível na Netflix

Sindicato de atores da Coreia do Sul expõe situação na Netflix

Song Chang-gon, um ator e atual presidente do Sindicato de Atores da Coreia do Sul, diz que a Netflix se recusa a se reunir com o sindicato em relação aos membros receberem royalties, que é uma forma de pagamento de direitos autorais aos talentos após o lançamento inicial de um programa.

“Uma de suas primeiras prioridades ao entrar no mercado local deveria ser estabelecer algum canal de comunicação com grupos como o nosso. Mas não há resposta alguma… O problema é que os grandes orçamentos de produção da Netflix não são distribuídos de forma igualitária — a maioria desse dinheiro vai para os atores principais ou roteiristas famosos. Para a maioria dos atores coadjuvantes, os salários estagnaram ou diminuíram efetivamente”, afirmou.

“As filmagens de originais da Netflix, especialmente em gêneros como zumbis ou criaturas, são muito mais intensas em termos de trabalho. Ainda esperam que os atores apareçam para quantas filmagens forem necessárias para filmar um episódio, sem uma compensação adicional suficiente. Sem dúvida, há um terreno comum que pode ser encontrado entre nós e o SAG-AFTRA. Seria útil para organizações similares que representam atores ao redor do mundo se envolverem umas com as outras, para construir um senso de solidariedade. Acho que isso é importante”, continuou.

Um porta-voz da Netflix se recusou a responder à reportagem e a dizer se a empresa se reuniria com o o sindicato coreano.

Em um comunicado por escrito, a Netflix especificou que está agindo de acordo com todas as leis e regulamentos locais na Coreia do Sul.

Sair da versão mobile