Netflix

Netflix surpreende ao trocar o sexo de grande vilão do Drácula

A nova série Drácula, da BBC e da Netflix, de Steven Moffat e Mark Gatiss, as mentes por trás de Sherlock, faz algumas mudanças interessantes na lenda original de Bram Stoker.

A série, que conta com três episódios de 90 minutos, estreou recentemente na Netflix. Drácula conta com Claes Bang como o personagem principal, Dolly Wells como Irmã Agatha, John Heffernan como Jonathan Harker e Morfydd Clark como Mina Murray/Harker.

Embora o primeiro episódio estabeleça uma premissa semelhante ao romance original de Stoker, com Harker chegando ao castelo de Drácula com a intenção de ser um convidado temporário e acabando sendo prisioneiro do vampiro, há reviravoltas que fazem desvios únicos e interessantes para uma abordagem moderna.

Uma dessas grandes reviravoltas foi revelada no clímax do primeiro episódio e envolve uma troca de sexo de um personagem que é um inimigo de longa data do Drácula. Gatiss e Moffat já eram conhecidos por trocar gêneros de papéis antes, com Moffat até abrindo caminho para a primeira Doutora em Doctor Who.

Mas, embora a reviravolta seja interessante, funciona?

Drácula muda o sexo de Van Helsing

A personagem conhecida como Irmã Agatha é apresentada imediatamente, como parte de uma dupla de freiras que estão incentivando Jonathan Harker a relatar seu tempo gasto com o conde Drácula em seu castelo. Harker guarda lembranças afiadas de seu tempo no castelo e responde a inúmeras perguntas pessoais e até invasivas da obstinada Irmã Agatha.

À medida que o episódio avança, o conhecimento da Irmã Agatha não apenas dos vampiros, como também do ocultismo, é revelado. Isso acaba levando à grande revelação de seu sobrenome em um encontro bastante explosivo com o próprio Drácula, onde ele lê, apesar de provar seu sangue, que ela é Agatha Van Helsing.

Van Helsing não faz mal a Drácula durante este encontro, pois ele só prova o sangue dela através de suas provocações, abrindo a própria mão e jogando a lâmina para provar um ponto para as outras freiras, mas é aqui que ela prova que é uma adversária digna do conde.

Tradicionalmente, Van Helsing sempre foi uma surpresa para Drácula. No romance original, Abraham Van Helsing é um homem altamente educado e erudito e um professor distinto, o que também parece ser o caso de Agatha.

Ela exerce sua educação como apenas mais uma arma em seu arsenal e é destemida em sua busca por conhecimento, mesmo quando fica cara a cara com o próprio monstro. Em uma sequência em que ela se esconde com Mina depois que Drácula invade o convento, ela abre um diário em que manteve anotações exaustivas sobre vampiros e ocultismo, parecendo confiar em seu conhecimento acima de tudo, até de Deus, embora ela afirme que começou a acreditar em Deus novamente após o relato de Harker com o conde Drácula.

Moffat desenvolveu uma reputação de fazer personagens femininas fortes que parecem forçadas e ainda giram em torno de seus colegas do sexo masculino. Embora ele tenha sido fundamental na criação da primeira Doutora em Doctor Who e tenha canonizado os senhores do tempo como sendo capazes de mudar seu gênero após a regeneração, ele recebeu críticas pela escrita de personagens femininas.

A adição de Van Helsing como personagem feminina à sua série de Drácula é bem-vinda, pois ela conta com muitas das características da versão clássica, demonstrando astúcia sobre a força bruta. Como Van Helsing sabia, era mais importante ser mais esperto do que as criaturas dotadas de poderes muito além da compreensão humana, e estudá-las permitiria que se ganhasse vantagem.

Moffat tomou a sábia decisão de deixar sua Van Helsing próxima o suficiente de sua versão literária, para que o que lhe valeu uma reação negativa no passado não seja tão aparente imediatamente.

A “nova Game of Thrones” é da Netflix! Netflix e Nickelodeon firmam acordo para produzir novos programas! Netflix revela o verdadeiro motivo de não liberar sua audiência! Netflix perdeu mais uma? Como fica a distribuição de Rick and Morty? Você conhece o verdadeiro motivo pelo sucesso de Elite, La Casa de Papel e Vis a Vis? A Netflix tem culpa? Entenda a polêmica de 13 Reasons Why! Saiba quantos usuários do streaming compartilham suas senhas e entenda porque a Netflix pode começar a ter propagandas em breve no Observatório de Séries.

Drácula está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile