Um dos crimes mais famosos da história da Espanha é o tema do documentário O Caso de Rosa Peral. Os eventos reais também servem como base para a série de mistério Corpo em Chamas, outro hit da Netflix. Desse modo, os fãs querem saber: o que aconteceu com Rosa Peral, e por onde anda a assassina?
“Este documentário sobre um crime real mostra a primeira entrevista de Rosa Peral na prisão desde que foi condenada por matar o companheiro com a ajuda do ex-amante”, diz a sinopse de O Caso de Rosa Peral na Netflix.
A série Corpo em Chamas, por sua vez, modifica alguns aspectos da história original para desenvolver uma trama de suspense e mistério. Úrsula Corberó, a Tokyo de La Casa de Papel, é a protagonista.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a situação atual de Rosa Peral – veja o que aconteceu com a criminosa?
Por onde anda Rosa Peral?
No mesmo estilo da série Corpo em Chamas, o documentário O Caso Rosa Peral foca no “Crimen de la Guardia Urbana” (ou Crime da Polícia Civil, em tradução livre).
O “crime da Polícia Civil” foi o assassinato de Pedro Rodriguez, um agente da Guarda Urbana de Barcelona (uma espécie de polícia civil espanhola). Seu cadáver, completamente carbonizado, foi encontrado no porta-malas de um carro.
A vítima vivia um relacionamento amoroso com Rosa Peral, uma colega na Guarda Urbana. Nessa mesma época, Rosa também se relacionava com Albert López, outro agente da polícia civil.
Juntos, Rosa e Albert bolaram um plano para matar Pedro, executando o esquema no apartamento do casal, em Vilanova i la Geltrú. Pedro foi assassinado com um golpe no crânio, e para esconder as evidências do crime, Rosa e Albert colocaram o cadáver em um carro incendiado.
Após uma longa investigação policial – e um julgamento ainda mais extenso – Rosa Peral e Albert López foram condenados pelo assassinato de Pedro Rodriguez.
Rosa pegou 25 anos de prisão, e Albert, por sua vez, foi sentenciado a passar 20 anos por trás das grades.
Atualmente, Rosa continua presa. Desde sua condenação, a assassina não deixou a cadeia nem uma vez. No cárcere, ela se tornou uma figura relativamente conhecida, fazendo amizade com companheiras de cela e arrumando problemas com gangues locais.
Rosa também se envolveu em diversas brigas, e por isso, foi transferida para a penitenciária de Tarragona, uma das mais seguras da Espanha.
Servindo toda a pena sob o regime fechado, Rosa Peral só poderá deixar a prisão em meados de 2042.
Enquanto isso, você pode conferir todos os episódios de Corpo em Chamas, além do documentário O Caso Rosa Peral, na Netflix.