A Netflix mal lançou O Homem com Mil Filhos e o filme já está gerando controvérsia e envolvendo a pessoa retratada nele.
Para muitos holandeses que queriam ser pais, Jonathan Meijer parecia ser o enviado dos céus. Alto, bonito e abençoado com um cabelo loiro e espesso, o perfil de Meijer se destacou para aqueles que navegavam em sites privados de doação de esperma, onde um pai em potencial poderia procurar por possíveis doadores.
Em suas correspondências iniciais, Meijer alegou que pretendia doar esperma apenas para algumas famílias, mas, com o tempo, ficou claro que ele havia mentido para muitas delas.
O Homem com Mil Filhos é uma série documental de três episódios que assume a tarefa monumental de tentar juntar as peças do caos causado por Meijer em vários países e continentes – além de 11 bancos de esperma na Holanda e doações particulares, Meijer estava doando esperma em todo o mundo.
“Por que ele optou por usar seu charme, seu intelecto e sua criatividade para tentar procriar em grande escala e enganar todas essas pessoas?”, pergunta o diretor Josh Allott. “Falando com vários pais que o conheceram e com pessoas que o conhecem bem, parece que isso quase se tornou um vício para ele.”
Continue lendo para conhecer a controvérsia de O Homem com Mil Filhos.
Jacob Meijer contesta O Homem Com Mil Filhos
A série documental em três partes se concentra no músico e YouTuber holandês Jonathan Jacob Meijer, um chamado “doador de esperma em série” que afirma ser pai de mais da metade do número de crianças mencionado no título do programa. Embora Meijer tenha recusado participar da série, ele quebrou o silêncio sobre o assunto e acredita firmemente que a Netflix está enganando os espectadores através da narrativa do documentário.
“Eles deliberadamente chamaram [o documentário] de ‘O Homem com Mil Filhos’, quando deveria ser ‘o doador de esperma que ajudou famílias a conceberem 550 crianças'”, disse Meijer ao programa Woman’s Hour da BBC Radio 4 (via Looper).
“Então, desde o início, eles estão deliberadamente enganando e iludindo.”
Ele também disse que não vê nada de errado com seu status de doador de esperma em série e ressaltou que sua estimativa pessoal de 550 filhos concebidos não é incomum em seu campo.
Em relação às mulheres entrevistadas e às acusações que fizeram contra ele, Meijer disse que elas representam uma minoria em comparação com aquelas que são gratas a ele. “Acho que a Netflix fez um ótimo trabalho ao selecionar cinco famílias [insatisfeitas] das 225 famílias que ajudei, e elas [as outras famílias] definitivamente dirão outra coisa,” afirmou ele.
A produtora executiva da série, Natalie Hill, não se impressiona com a refutação de Meijer. “Passei os últimos quatro anos conversando com famílias que foram impactadas pelas mentiras de Jonathan. Conversei pessoalmente com 45 ou 50 famílias,” disse ela no mesmo episódio do Woman’s Hour. “Cinquenta famílias fizeram declarações de impacto ao tribunal sobre suas mentiras e imploraram ao juiz que ele parasse. Então, essa plataforma contínua para Jonathan falar sobre isso ser um punhado de mulheres é completamente falsa.”
O Homem com Mil Filhos está disponível na Netflix.