Profundo

O Mundo Depois de Nós: Friends é mais importante do que você pensa no filme da Netflix

Filme da Netflix tem um subtexto importante envolvendo a famosa sitcom

Rose em O Mundo Depois de Nós
Rose em O Mundo Depois de Nós

Alerta de spoilers

O Mundo Depois de Nós é o novo drama pós-apocalíptico da Netflix. Uma das personagens do longa-metragem tem a missão de assistir o último episódio de Friends e há algo muito mais profundo por trás disso do que muitos imaginam.

“As férias de uma família são perturbadas quando dois estranhos chegam à noite, em busca de refúgio contra um ataque cibernético que se torna mais assustador a cada minuto, forçando todos a aceitarem o seu lugar num mundo em colapso”, diz a sinopse do filme.

O Mundo Depois de Nós é o primeiro filme de ficção produzido pela empresa dos Obama, a Higher Ground Productions, que anteriormente se concentrou em programas infantis, documentários e dramas históricos.

O diretor Sam Esmail, criador de Mr. Robot, adaptou o roteiro do romance de 2020 de Rumaan Alam. O ex-presidente Obama incluiu o romance de Alam em sua lista de leituras de verão de 2021.

Continue lendo para saber a importância de Friends em O Mundo Depois de Nós.

O Mundo Depois de Nós está na Netflix

A importância de Friends em O Mundo Depois de Nós

O foco do filme se mantém em duas famílias unidas pela situação apocalíptica, e é por meio da perspectiva delas que temos vislumbres do que está acontecendo.

Apesar de tudo que acontece, a personagem Rose só tem uma coisa em mente: assistir a Friends.

A pré-adolescente está assistindo à série há semanas e já está no último episódio. Infelizmente, não há wi-fi disponível para transmiti-lo.

“Eu nunca vou descobrir o que acontece com Ross e Rachel, não é?”, ela reclama com seu irmão adolescente Archie (Charlie Evans).

“Por que você se importa tanto com essa série de TV, afinal?”, pergunta ele, perplexo com a obsessão da irmã pela TV.

“Eles me fazem feliz. Eu realmente preciso disso agora, você não precisa?”, ela responde. “Se ainda há alguma esperança neste mundo ferrado, eu quero pelo menos descobrir como as coisas se desenrolam para eles. Eu me importo com eles.”

Em um mundo em que basicamente tudo é vivido por meio de uma tela, os limites entre realidade e ficção são tênues – para Rose, naquele momento, Friends é tão real quanto o fim do mundo.

Para as crianças de hoje, sobrecarregadas com uma sensação inescapável de desesperança em relação ao futuro, a mídia se tornou menos uma fuga inocente e mais um lugar para existir no estilo Matrix.

Em uma cena do filme, Ruth Scott (Myha’la) comenta sobre a obsessão de Rose por Friends: “É quase uma nostalgia de uma época que nunca existiu”.

Existe um termo para isso – anemoia é sentir nostalgia por um período que não vivemos, uma época mais simples idealizada cegamente para dar sentido à nossa insatisfação atual com o presente. É uma ferramenta para nossas lutas internas contra a ansiedade, a solidão e a turbulência existencial, mas que muitas vezes nos desconecta completamente da realidade.

Rose está cansada de esperar por qualquer salvação. Se o mundo está prestes a acabar, ela pode muito bem terminar de assistir Friends. E assim o faz – na casa vazia do vizinho, Rose encontra um luxuoso bunker do dia do juízo final, grande o suficiente para sua família e para os Scotts.

Lá, ela encontra uma enorme prateleira com centenas de DVDs, que vão desde todas as temporadas de Gilmore Girls até filmes como Bridget Jones e Duro de Matar.

Rose encontra rapidamente o box da última temporada de Friends e o reproduz na TV. Seu sorriso cresce ao som de “I’ll Be There For You” quando os créditos de abertura começam. Ela finalmente descobrirá o que acontece com Ross e Rachel.

“Para mim, ela representava puro escapismo”, disse o diretor Sam Esmail ao Tudum.

“Em momentos de crise, quando perdemos de vista nossa humanidade comum, quando nos sentimos isolados, queremos fugir para o conforto. E para Rose, achei que sua jornada não estaria completa até que ela assistisse ao episódio final de seu programa favorito.”

“Acho que, por mais que esse filme seja um conto de advertência e tenha a intenção de ser um aviso, ele não tem a intenção de nos dar uma resposta sobre o que fazer em seguida, mas tem a intenção de dizer: ‘Por mais sombrio que possa ser, por mais desolador que possa ser, sempre podemos nos esforçar para encontrar alguma esperança.”

O Mundo Depois de Nós está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile