Surpreendente

Onimusha: Conheça a história real de Miyamoto Musashi

Sem spoilers da 1ª temporada de Onimusha na Netflix

Onimusha
Onimusha

Recém-chegado ao catálogo brasileiro da Netflix, o anime Onimusha causa uma forte impressão entre os assinantes da plataforma. Nessa história mágica e cheia de aventura, o samurai Miyamoto Musashi luta contra as forças do mal. O que muita gente não sabe é que a figura é inspirada em um guerreiro da vida real.

“De posse de uma arma demoníaca que consome almas, um espadachim lendário e uma irmandade de samurais tentam deter uma insurreição de zumbis sedentos por sangue”, diz a sinopse oficial de Onimusha na Netflix.

Com apenas 8 episódios de pouco mais de 20 minutos em sua 1ª temporada, a nova série animada é uma boa pedida para uma maratona de fim de semana na Netflix.

Já assistiu Onimusha no streaming? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a história real de Miyamoto Musashi!

Cena de Onimusha.

Protagonista de Onimusha é inspirado em samurai da vida real

Primeiramente, devemos esclarecer que o anime Onimusha é baseado na série homônima de games que, por sua vez, se inspira na história real do samurai Miyamoto Musashi.

Na vida real, é claro, Musashi não enfrentava zumbis e criaturas da noite. Mesmo assim, o personagem se estabeleceu como uma das figuras mais icônicas da história do Japão.

De acordo com o site Enciclopédia Britânica, Miyamoto Musashi – cujo nome real era Miyamoto Masana – foi um famoso guerreiro e artista japonês que viveu durante o início do Período Edo (observado entre 1603 e 1867).

Musashi começou sua carreira como guerreiro no início da adolescência, matando um homem em confronto direto com apenas 13 anos de idade. Em 1600, ele integrou o lado perdedor da Batalha de Sekigahara, e a partir daí, se tornou um Ronin. Ou seja: um samurai sem mestre.

Nessa mesma época, o guerreiro iniciou uma longa jornada pessoal para desenvolver uma técnica “perfeita” de luta com espadas.

O samurai criou, por exemplo, o nitō ichi-ryū, um estilo de luta que envolve o manejo de duas espadas ao mesmo tempo. Hoje em dia, essa técnica é conhecida como Kensai – ou “espada santa”.

De acordo com os relatos do próprio samurai, Musashi participou de mais de 60 duelos desde o início de sua trajetória até o final da vida. O guerreiro também saiu vitorioso em todos os confrontos, tornando-se assim uma lenda no Japão.

Musashi não era especialista apenas em confrontos diretos, mas também em estratégia militar. De acordo com a lenda, o guerreiro é o autor do Livro dos Cinco Anéis, uma das mais conhecidas obras militares da época.

O livro foi traduzido para o inglês em meados da década de 70, e a partir daí, passou a ser estudado por executivos do Ocidente com o objetivo de entender melhor as técnicas japonesas de estratégias, administração e manejo de pessoal.

Por fim, Musashi também é conhecido por sua carreira artística, principalmente em um estilo de pintura conhecido como suiboku-ga (pintura monocromática a tinta).

Você já pode assistir a todos os episódios de Onimusha na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.