Paraíso apresenta críticas ao capitalismo e diversas questões éticas em questionamento. Com reviravoltas surpreendentes, alguns fãs podem ter ficado confusos acerca do desfecho. Vamos mergulhar nele.
Paraíso – Paradise, no título original – é um projeto do cineasta alemão Boris Kunz, em parceria com Tomas Jonsgården e Indre Juskute.
“Um homem vê o lado sombrio da empresa de doação de tempo em que trabalha quando sua esposa precisa abrir mão de 40 anos da própria vida para quitar uma dívida”, diz a sinopse oficial de Paraíso na Netflix.
O elenco do longa é liderado por Kostja Ullmann (De Encontro com a Vida) e Iris Berben (Rosa Roth) nos papéis de Max e Elena.
Continue lendo para saber tudo sobre o final de Paraíso na Netflix.
Altas reviravoltas em Paraíso
O final de Paraíso deixou os espectadores com algumas reflexões, já que o mais recente thriller da Netflix nos apresenta uma sociedade distópica cheia de dilemas éticos.
E se os anos de vida pudessem ser vendidos em troca de quantias absurdas de dinheiro? No mundo futurístico de Paraíso, a vida humana mudou para sempre graças à Aeon, uma empresa de biotecnologia que desenvolveu uma maneira de transferir tempo entre pessoas com DNA compatível.
Nesse contexto, o gerente de doações, Max Toma, descobre o quão implacável a empresa para a qual trabalha pode ser. Depois que sua casa é incendiada e a companhia de seguros se recusa a cobrir, alegando que o incêndio foi causado por uma vela, sua esposa Elena é forçada a abrir mão de 38 anos de sua vida para pagar suas dívidas.
Incapaz de aceitar essa nova realidade, o antes fervoroso defensor do sistema, Max, decide agora fazer justiça com as próprias mãos para ajudar Elena.
O final de Paraíso explicado
Embora Elena tenha aceitado seu destino como uma mulher quase septuagenária, indo morar com seus pais e retomando seu trabalho como médica em um hospital público, Max está determinado a encontrar uma solução.
Ele acredita que seu chefe poderia ajudá-los, mas logo descobre que a CEO da Aeon é, na verdade, a beneficiária da doação de sua esposa. E pior: é bem possível que o incêndio em sua casa não tenha sido um acidente, mas uma forma calculada de forçar Elena a se tornar uma doadora e permitir que Sophie Theissen aumente sua expectativa de vida.
Após descobrir que existem clínicas ilegais na Lituânia que realizam transplantes de idade fora do alcance da Aeon, Max elabora um plano: sequestrar Sophie e viajar para um desses locais clandestinos para que Elena possa recuperar seus anos. Depois disso, eles recomeçarão em outro lugar.
Elena está disposta, suas esperanças renovadas pelo compromisso de seu marido, mas nem tudo corre conforme o planejado. Sem ter certeza de como é Sophie Theissen com 38 anos a menos, Max comete um erro e sequestra sua filha Marie.
Teoricamente, como elas compartilham o mesmo DNA, Marie também poderia ser usada para um transplante de idade com Elena, mas surge o dilema ético: eles podem roubar quatro décadas de uma mulher inocente que, na verdade, se opõe às ideias de sua mãe?
Essa pergunta persiste à medida que eles enfrentam obstáculos para chegar à Lituânia, enquanto são seguidos pelo exército particular de Theissen.
Quando estão prestes a conseguir, são interceptados por um grupo conhecido como Adam, que tem combatido o trabalho da Aeon matando pessoas que se beneficiaram de transplantes de idade.
Sua líder, Lilith, revela que Max na verdade conheceu Elena porque Sophie o enviou – seu melhor e mais persuasivo agente de doação – para convencê-la a ser uma doadora, sabendo que Elena era a única pessoa compatível com seu DNA.
O plano de Lilith é usar Max e Elena como iscas para atrair Sophie para um prédio abandonado na Lituânia, mas as tensões se acirram entre ambos os grupos e logo irrompe um grande tiroteio. Lilith é morta, mas Sophie sobrevive.
Max consegue escapar do prédio com Elena e Marie. Enquanto ele pega um carro, Marie tenta atirar em Elena com uma arma descarregada, dissipando quaisquer dúvidas que Elena possa ter sobre usá-la para recuperar sua juventude.
Max, por outro lado, tem uma mudança de coração. Enquanto dirige para a clínica ilegal, ele tenta convencer sua esposa a desistir do plano. Ela o manda sair do carro com raiva, e ele faz isso.
Elena prossegue com a cirurgia, seu corpo desacelerando em 38 anos, enquanto Marie envelhece depois de se reunir com Sophie. Cabelos grisalhos e rugas aparecem em seu rosto, e Marie diz à mãe que elas são compatíveis o suficiente para que ela passe alguns anos para ela, mas Sophie recusa. Ainda há muito trabalho inovador a ser feito, ela diz.
O filme dá um salto indeterminado no tempo para revelar os destinos de Max e Elena.
Na última cena, Max olha de longe para Elena grávida, que está na praia com seu novo namorado.
Ele então se volta e vai para um carro onde membros sobreviventes do grupo Adam estão esperando por ele.
Aparentemente, Max se juntou à luta contra a Aeon, e eles estão indo para um ataque planejado em uma das instalações da empresa.
Você já pode conferir Paraíso no catálogo brasileiro da Netflix.