Controvérsia

Personagem de Sorriso Real gera polêmica e produtores pedem desculpas

K-drama Sorriso Real está entre os mais assistidos da Netflix

Sorriso Real está disponível na Netflix.
Sorriso Real está disponível na Netflix.

Sucesso na Netflix, o k-drama Sorriso Real supera alguns dos maiores hits da plataforma no Top 10. Recentemente, no entanto, a produção sul-coreana se envolveu em uma grande polêmica pela caracterização problemática de um personagem. Após a controvérsia, os produtores admitiram o erro e pediram desculpas.

“Em meio a uma disputa pela herança, um charmoso herdeiro entra em conflito com uma funcionária e seu enorme sorriso, que ele simplesmente não suporta”, diz a sinopse oficial de Sorriso Real.

Mesmo conquistando os assinantes da Netflix – não apenas no Brasil, mas também no catálogo internacional do streaming – Sorriso Real falhou em impressionar a crítica especializada, garantindo apenas 25% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Já conferiu Sorriso Real na Netflix? Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a polêmica que forçou os produtores a pedirem desculpas. (via Hani KR)

Cena do k-drama Sorriso Real.

Sorriso Real é acusada de preconceito na Netflix

Com o lançamento de sua 1ª temporada na Netflix, Sorriso Real não demorou a se tornar um grande sucesso internacional, conquistando fãs no mundo todo.

Porém, em meio a esse grande sucesso, a produção sul-coreana foi acusada de preconceito devido à problemática caracterização de um personagem árabe.

Em um dos episódios mais recentes de Sorriso Real, um príncipe árabe chamado Samir chega para se hospedar no hotel do protagonista Goo Won (vivido por Lee Jun-ho).

Durante a estadia, Samir é caracterizado como um playboy inconsequente que bebe o tempo todo, é cercado de mulheres, e flerta com as funcionárias do hotel – particularmente com Cheon Sa-rang, a personagem de Im Yoon-ah.

Vale lembrar que o Alcorão, o principal texto sagrado da religião islâmica, proíbe expressamente o consumo de álcool. Por isso, muitos espectadores árabes detonaram a caracterização do personagem em Sorriso Real.

As críticas ao k-drama também envolvem o intérprete de Salim. Em vez de escolher um artista árabe para interpretar o personagem, a produção sul-coreana escalou Anupam Tripathi, ator indiano mais conhecido por sua performance como Ali Abdul no thriller Round 6.

Logo após as críticas, os produtores de Sorriso Real usaram o site oficial da companhia de produção para pedir desculpas pelo erro, assumindo a falha e afirmando que farão de tudo para evitar problemas semelhantes no futuro.

O pedido de desculpas foi compartilhado tanto em coreano quanto em árabe. Veja abaixo a nota oficial.

“Gostaríamos de expressar nosso profundo e sincero pedido de desculpas por causar inconvenientes desnecessários aos nossos telespectadores, sem levar em consideração outras culturas valiosas. Faremos o possível para criar um conteúdo que possa ser apreciado por qualquer pessoa, independentemente de sua origem e cultura”, disse a equipe de produção da série.

Você já pode conferir os primeiros episódios de Sorriso Real na Netflix.

Sair da versão mobile