ALERTA DE SPOILERS
Marco Pigossi ganhou destaque com o papel de Zeca em A Força do Querer. O divertido trabalho fez com que o ator assinasse com a Netflix.
Coincidentemente, Zeca está no ar de novo com A Força de Querer, em reprise na Rede Globo por conta da pandemia do coronavírus (covid-19), e Marco Pigossi também está na Netflix com Cidade Invisível.
O que acontece é que os dois personagens do ator, Zeca e Eric, possuem uma curiosa ligação. Há uma lenda do folclore brasileiro que desempenha importante papel na vida deles.
A lenda em questão é a do Boto Cor de Rosa. Em Cidade Invisível, o primeiro episódio é basicamente sobre como Eric lida com um animal dessa espécie encontrado na praia.
No fim do capítulo, o detetive da polícia ambiental percebe que o boto se transformou em uma pessoa. Isso abre o caminho para Eric investigar com outros olhos a morte da esposa.
Enquanto isso, em A Força do Querer, Zeca se relaciona com Ritinha, em dinâmica que dura toda novela, mesmo com eles separados. Na trama, a mãe da personagem, Edinalva, diz que Ritinha “é a filha do boto”.
A lenda do boto
Enquanto a lenda do boto fica apenas nas entrelinhas na estreia de Cidade Invisível, Edinalva repete a história diversas vezes em A Força do Querer. A personagem conta que o boto se transforma em um homem lindo em noite de lua cheia.
O boto aparece todo de branco e escolhe a solteira mais linda da festa. Esse ser, assim, a engravida e depois a abandona, voltando a se tornar o boto cor de rosa.
Na série da Netflix, a forma humana do boto até aparece todo de branco em uma festa.
Assim, tanto Eric, de Cidade Invisível, quanto Zeca, de A Força do Querer, têm uma forte ligação com essa lenda do folclore nacional. No caso da novela, vale dizer, a história usada por Edinalva é uma forma de não dizer que o verdadeiro pai abandonou mãe e filha.
“Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso”, diz a sinopse de Cidade Invisível.
O elenco conta ainda com Alessandra Negrini e Fábio Lago. A série da Netflix foi criada por Carlos Saldanha.
Cidade Invisível tem uma temporada na Netflix. Enquanto isso, A Força do Querer está na Rede Globo.