A quinta temporada de A Rainha do Sul chegou à Netflix e já entrou para o Top 10 das séries mais assistidas da plataforma neste dia. Portanto, fica a questão: por que a série foi cancelada? Veremos isso agora.
A decisão partiu da USA Network, anunciando o fim do programa antes da estreia da temporada final em abril de 2021.
Os fãs do programa ficaram chocados quando o anúncio do cancelamento veio, especialmente considerando a popularidade do seriado na Gigante do Streaming.
Adaptado do livro de mesmo nome, A Rainha do Sul segue Teresa Mendoza (Alice Braga), uma mulher pobre que foge para os EUA depois que seu namorado, membro de um cartel de drogas, é assassinado.
Com a rede de drogas atrás dela, Teresa acaba iniciando seu próprio império das drogas, tornando-se uma das mulheres mais ricas do mundo, mas com um alvo constante nas costas.
A Rainha do Sul chamou a atenção não apenas para os perigos do comércio de narcóticos, mas para as estruturas de poder misóginas que existem em todos os lugares, incluindo o mundo do crime organizado.
Por que a série foi cancelada?
A USA Network nunca confirmou oficialmente o que já sabemos, mas a quarta temporada de A Rainha do Sul supostamente teve uma queda considerável de cerca de 20% em audiência, apesar do programa ainda ser o drama mais assistido no canal.
A quinta temporada mostrou uma queda ainda maior, provando o provável medo da rede de que o interesse na série estivesse diminuindo.
A audiência foi definitivamente uma grande influência no cancelamento do programa, mas a mudança nos bastidores da USA Network é o culpado mais provável.
A USA Network tem apenas um punhado de dramas originais ativos ainda na lista do canal. A emissora parece estar mais interessada em fazer reality shows e pegar séries fora da rede como 9-1-1.
Todas as cinco temporadas de A Rainha do Sul estão atualmente disponíveis para assistir na Netflix.