Após o lançamento da 6ª temporada de Cobra Kai, os produtores da série falaram um pouco mais sobre o motivo pelo qual Johnny escolheu salvar Kreese. Em entrevista ao The Wrap, Jon Hurwitz e Hayden Scholossberg explicaram por que o personagem tomou essa decisão, embora os dois tenham sido rivais durante toda a série.
Na cena em questão, John Kreese (Martin Kove) descobre que perdeu sua própria vantagem de luta. Ele fica cara a cara com Terry Silver (Thomas Ian Griffith) e poderia ter sido morto, se não fosse por Johnny Lawrence (William Zabka) intervindo.
Qual foi o verdadeiro motivo?
De acordo com os criadores, Johnny é pego no frenesi da briga e, ao invés de acabar com Kreese, ele acaba o encontrando tomando uma surra, mas de alguém que ele odeia também.
“Ele diz na época que “devia uma” porque Silver já deu um golpe baixo nele enquanto ele não estava olhando. Johnny pode justificar em sua própria mente como “ok, essa era minha chance”. Ele poderia ter testemunhado o fim de Kreese e ficado feliz com isso, mas ele escolheu não fazer. Acho que nos últimos cinco episódios veremos que ver o impacto que isso tem para Johnny e Kreese, e você sabe onde a história deles eventualmente termina.”
Um possível arco de redenção?
Grande parte do enredo de Cobra Kai foi focado nas ações diabólicas de Kreese, e isso vem desde Karatê Kid, quando ele corrompeu Johnny e o ensinou a atacar selvagemente durante as lutas.
Na série da Netflix, o vilão conseguiu roubar até mesmo o dojo de Johnny, e tudo isso conspiraria para que ele nunca se arrependesse de nada que fizesse. Porém, ao salvar Kreese, Johnny mostra que a visão do mundo de Kreese está completamente errada.
Após a briga, ele mostrou a Kreese que as pessoas podem ser boas mesmo quando confrontadas por seus rivais. Depois que Kwon (Brandon H. Lee) acidentalmente se esfaqueia com a faca de Kreese, talvez seja a hora do vilão reconsiderar as suas atitudes. Ele não trouxe nada além de sofrimento para si mesmo e seus alunos, e talvez, as ações de Johnny podem muito bem levá-lo a reconhecer esse fato. E se for assim, Terry Silver pode ser o vilão final de Cobra Kai.
As duas partes da 6ª temporada de Cobra Kai estão disponíveis na Netflix. A Parte 3 estreia em 13 de fevereiro de 2025.