Mistério

Qual foi a causa da morte de Alexandre, o Grande

O que sabemos sobre a morte de Alexandre, o Grande

Alexandre: O Nascimento de um Deus, disponível na Netflix
Alexandre: O Nascimento de um Deus, disponível na Netflix

Alexandre: O Nascimento de um Deus, novo docudrama da Netflix, retrata a vida de Alexandre, o Grande. Vamos ver, adiante, qual foi a causa da morte do conquistador.

Criada por Tony Mitchell e estrelada por Buck Braithwaite, Mido Hamada e Nada El Belkasmi, a série que mistura documentário e drama promete cativar o público com sua abordagem única e envolvente sobre a jornada de Alexandre de príncipe guerreiro a uma figura divina.

A narrativa mistura cenas fictícias impressionantes com depoimentos de acadêmicos especializados, promete oferecer uma experiência imersiva e educativa. 

Os espectadores acompanham uma viagem cinematográfica pelos feitos grandiosos de Alexandre, desde suas origens como exilado até sua ascensão monumental ao conquistar o mundo conhecido em um período extraordinariamente curto.

Com a inclusão na biblioteca da Netflix, a série certamente atrairá entusiastas de história, fãs de dramas épicos e aqueles que buscam uma compreensão mais profunda sobre os eventos que moldaram o destino de Alexandre, o Grande. Prepare-se para mergulhar em uma experiência emocionante que combina entretenimento e aprendizado, enquanto desvenda os mistérios e realizações desse lendário líder.

Continue lendo para saber qual foi a causa da morte de Alexandre, o Grande (via ScreenRant).

Alexandre: O Nascimento de um Deus

Alexandre e Heféstio eram amantes?

Depois de conquistar mais um império em 323 a.C., Alexandre, o Grande, ficou perigosamente doente e morreu após 12 dias de dor e sofrimento. Seu corpo não mostrou sinais de decomposição por seis dias, enquanto ele estava sendo preparado para voltar ao Egito.

Para os gregos, que o consideravam um deus, isso apenas fortaleceu suas teorias de que Alexandre era imortal. Seu corpo foi posteriormente levado de volta à Grécia por um de seus generais, Ptolomeu, mas a localização atual da tumba de Alexandre permanece um mistério para os historiadores e o público.

Para muitos historiadores modernos, a causa da morte de Alexandre, o Grande, tem sido debatida ao longo dos anos.

A maioria das teorias sobre sua morte envolve doença ou até mesmo envenenamento. Uma das teorias mais comuns é que o líder morreu de febre tifoide ou malária, que era uma causa predominante de morte nos tempos antigos devido à água potável impura ou a alimentos contaminados. Como Alexandre não tinha acesso à medicina moderna e se banhava no rio Eufrates, infestado de mosquitos, um forte argumento é que ele teve uma recaída de malária.

Outra teoria comum é que sua esposa ou até mesmo seu tutor, Aristóteles, o envenenou por ciúmes. Durante seu período como líder, Alexandre fez muitos inimigos e era frequentemente visto como arrogante e autoritário, tanto por seus inimigos, quanto por suas tropas. Uma teoria apresentada em 2014 foi a de que ele foi envenenado ao beber vinho misturado com heléboro branco, afetando o sistema nervoso central e explicando por que Alexandre tinha fortes dores de estômago. Ela também introduziu a terrível teoria de que Alexandre poderia estar consciente, mas paralisado, no momento de seu funeral.

Uma teoria recente da Dra. Katherine Hall, professora sênior da Universidade de Otago, afirma que Alexandre pode ter morrido devido à Síndrome de Guillain-Barré ou SGB, um distúrbio neurológico raro em que o sistema imunológico do corpo ataca os nervos. Hall também afirmou que isso poderia explicar as dores de estômago que ele teve antes de sua morte, bem como a terrível possibilidade de que Alexandre não estivesse morto quando seus homens estavam preparando seu corpo para o funeral, já que a SGB pode causar paralisia.

Alexandre: O Nascimento de um Deus está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile