Lupin é, definitivamente, um dos personagens mais carismáticos da Netflix. Interpretado por Omar Sy, ele é o protagonista da série francesa homônima – prestes a lançar sua 3ª temporada no streaming. Antes de conferir os novos episódios, vale a pena relembrar as principais inspirações dessa icônica figura.
“Após ser forçado a fugir, Assane Diop está determinado a voltar a Paris para se reunir com seu filho Raoul e, junto com Claire, embarcar em um novo e ousado assalto. Só há um problema: ele agora é considerado o fugitivo mais procurado da França, e a tenente Belkacem está disposta a tudo para capturá-lo”, diz a sinopse da 3ª temporada de Lupin na Netflix.
Nos novos episódios de Lupin, Omar Sy (Os Intocáveis) retorna como o protagonista titular, cujo nome real é Assane Diop.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inspiração de Lupin e a caracterização do personagem na Netflix; confira!
Lupin é inspirado em ícone da literatura francesa
A série francesa Lupin acompanha a história de Assane Diop, um “ladrão gentil” que, após o pai ser injustamente condenado pelo roubo de colar de diamantes, embarca em uma jornada de justiça, vingança e retribuição.
Babakar, o pai de Lupin, se mata na cadeia, deixando um Assane adolescente órfão. 25 anos depois, ele retorna à Paris para se vingar da Família Pellegrini, responsável pela prisão do pai.
Em sua trajetória criminosa, Assane se inspira nas aventuras de Arsène Lupin, um verdadeiro ícone da literatura francesa. Assim como o personagem, Assane usa carisma, charme e subterfúgios para expor os crimes dos Pellegrini.
Para criar Assane Diop, os roteiristas de Lupin utilizaram como base o próprio Arsène Lupin. É por isso que o primeiro nome dos personagens é quase o mesmo!
O personagem literário foi criado por Maurice Leblanc, adotando o código moral de Robin Hood, a inteligência de Sherlock Holmes e os instintos anti-aristocráticos de Robespierre.
No livro “O Colar da Rainha”, Leblanc explica as origens de Lupin. O personagem cometeu seu primeiro roubo quando tinha apenas 6 anos, após presenciar a mãe, uma mulher humilde, ser maltratada pelos patrões.
A partir daí, ele decide roubar um colar de diamantes como vingança – colar este que também desempenha um papel muito importante nas primeiras temporadas de Lupin.
Nos livros, Lupin é, ao mesmo tempo, um mestre dos disfarces, e um cavaleiro galanteador que se aproveita da notoriedade para permanecer “invisível”.
Todas essas características são compartilhadas pelo Lupin da Netflix, que ganha vida pela excelente performance de Omar Sy.
Considerado um dos atores franceses mais aclamados da atualidade, Omar Sy entrou para a história como o primeiro negro a receber o Prêmio César de Melhor Ator, a premiação mais importante do cinema francês.
Homenageado por sua performance no drama Os Intocáveis, Sy também atua em filmes como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Jurassic World: Domínio.
A 3ª temporada de Lupin estreia na Netflix na próxima quinta-feira, 5 de outubro.