A 4ª temporada de Sex Education chegou à Netflix, trazendo novos rostos, enquanto encerra a história da série, deixando poucas pontas soltas. Quem assistiu pode ter ficado com dúvidas acerca de certos pontos, portanto aqui vai o final explicado da série.
“Graças à mãe terapeuta, Otis sabe tudo de sexo. Para aproveitar isso, a rebelde Maeve propõe abrir uma clínica de terapia sexual na escola”, diz a sinopse oficial de Sex Education na Netflix.
Sensível, dinâmica, ousada e responsável, Sex Education se destaca por abordar com irreverência a sexualidade adolescente. Por isso, a produção é um verdadeiro hit de público e crítica.
Continue lendo para saber tudo sobre o final de Sex Education. (via ScreenRant)
Sex Education encerra oficialmente com um final bastante completo, que aborda a maioria das principais histórias do programa. Apesar da saída do elenco antes de sua última temporada, a aclamada série britânica de amadurecimento da Netflix ainda oferece um desfecho bastante satisfatório que prepara o futuro de Otis, Maeve, Eric e vários de seus amigos em Moordale.
Na 4ª temporada de Sex Education, o elenco principal se encontra em ambientes totalmente novos, com Maeve continuando seu período de estudos no exterior nos EUA, enquanto Otis e o restante se estabelecem em sua nova escola, a Cavendish College.
No episódio 8, Otis chega a um entendimento sobre seu relacionamento com Maeve após a decisão dela de continuar seu programa de escrita nos EUA. Enquanto isso, Eric lida com seu próprio dilema, que o tem atormentado ao longo da temporada.
A Cavendish College entra em alerta total depois que Cal desaparece, e Jean navega por seus problemas familiares — tanto do passado quanto do presente.
Felizmente, a Netflix dá ao final de Sex Education uma duração estendida para abordar suas muitas narrativas.
Por que Maeve e Otis decidem se separar
Desde o início, Sex Education deixou claro que Maeve e Otis estavam destinados a ficar juntos. A 4ª temporada é a última chance de cumprir essa promessa, e na maior parte de sua duração, ela faz exatamente isso. No entanto, no final, o casal decide se separar.
A decisão de Maeve de retornar aos EUA solidifica seu desejo de sair de Moordale, o que contradiz a posição de Otis de estar perfeitamente contente em permanecer em sua pequena cidade natal.
Eles passam a noite juntos antes de Maeve deixar o país, talvez para sempre. Sex Education termina com Otis lendo a carta de Maeve para ele, o que efetivamente fecha a porta para qualquer romance futuro entre eles.
Por que Eric decide se tornar pastor
Durante toda a 4ª temporada de Sex Education, Eric luta com sua religião e sexualidade. Estar em uma escola mais liberal, como a Cavendish, permite que ele se expresse mais livremente, mas, apesar de encontrar um novo sistema de apoio, ele lida silenciosamente com o batismo em sua igreja.
Em seu encontro final com Deus (interpretado por Jodie Turner-Smith), Eric descobre sobre seu destino de “fazer com que todos saibam que eu [Deus] os amo pelo que são”. Isso o motiva a abraçar sua vocação e se tornar um pastor mais inclusivo.
Por que a reconciliação da amizade de Otis e Eric é tão importante
É fácil argumentar que o relacionamento central de Sex Education é, na verdade, a amizade entre Otis e Eric. Portanto, é difícil vê-los em conflito na 4ª temporada.
No meio de uma série de mal-entendidos e problemas individuais, surge o problema muito mais profundo deles — a indiferença de Otis em relação às lutas de Eric como uma pessoa queer de cor que vem de uma família de classe média.
A série poderia ter explorado mais essa trama, mas se contenta com a promessa de que Otis fará melhor em se envolver em conversas difíceis com seu melhor amigo.
O que o novo amigo terapeuta de Otis significa para seu futuro
Além de seus problemas de relacionamento com Maeve, o principal arco de Otis na 4ª temporada de Sex Education gira em torno de ter um concorrente terapeuta sexual na Cavendish, chamado O.
A rivalidade entre os dois ocupa uma parte significativa do tempo na última temporada da série, especialmente quando é revelado que O tem um passado conturbado com Ruby. No entanto, no final de Sex Education, Otis e O resolvem suas diferenças e percebem que ambos podem ser bons em fornecer terapia sexual na escola, embora ainda reste saber se eles vão realmente se unir.
Adam & Sr. Groff começam a reparar seu relacionamento
Embora estejam amplamente separados do restante do que está acontecendo na 4ª temporada de Sex Education, a série da Netflix consegue garantir um final satisfatório para os Groffs.
Após anos de um relacionamento difícil, Adam e o Sr. Groff finalmente começam a consertar sua dinâmica, o que começa com este último lidando com seus problemas pessoais. O par tem, possivelmente, uma das cenas mais emocionantes da 4ª temporada de Sex Education quando o Sr. Groff confessa que ama seu filho.
Jean faz as pazes com sua irmã e cria Joy
A 4ª temporada de Sex Education apresenta a irmã de Jean, Joanna, o que leva à revelação de sua difícil relação com a mãe. Apesar de serem amigáveis uma com a outra, fica claro que há tensão entre as irmãs, mas isso é eventualmente resolvido no final do programa, após uma série de conversas emocionais.
O mistério da 3ª temporada sobre o pai de Baby Joy também é resolvido quando é revelado ser Dan — um personagem secundário recorrente na série. Independentemente de seus laços biológicos com a recém-nascida, Jean decide criar sua filha sozinha, com a ajuda de Joanna e Otis.
O inesperado novo casal: Isaac & Aimee se aproximam
Embora a 4ª temporada se concentre em amarrar pontas soltas, ela também consegue introduzir uma linha de amor inesperada envolvendo Aimee e Isaac.
O par começa a passar mais tempo juntos à medida que ambos começam a frequentar a Cavendish, e surpreendentemente, isso leva a um envolvimento amoroso.
No entanto, o relacionamento deles não vem sem seus próprios desafios. Primeiramente, eles precisaram da bênção de Maeve, considerando que ela costumava namorar Isaac. Em segundo lugar, e talvez mais importante, Aimee finalmente processa completamente o trauma de ser agredida sexualmente.
Ruby faz novos amigos e está melhor sem Otis
O melhor personagem da 4ª temporada de Sex Education é, sem dúvida, Ruby. Ela conclui sua jornada de redenção ao ser uma força do bem na última temporada da série. A Netflix também explora um pouco mais de seu passado, incluindo sua relação com O.
No final, ela finalmente conquista amigos verdadeiros depois de se envolver ativamente na busca por Cal. Vê-la cercada por pessoas que realmente reconhecem seu valor é o final perfeito para sua trajetória, especialmente porque isso significa que ela tem um círculo social crescente além de Otis.
A 4ª temporada de Sex Education está disponível na Netflix.