Sombra e Ossos atrai muitos espectadores na Netflix. Porém, alguns estão ficando com dúvidas sobre a produção.
Como se sabe, o seriado é baseado nos livros de Leigh Bardugo. Com um universo próprio, a produção tem termos e pontos só reconhecidos por quem também leu as obras.
Para facilitar aos fãs que estão conhecendo esse universo, abaixo há explicações de alguns termos apresentados em Sombra e Ossos. Vale lembrar que elas não trazem spoilers sobre a história da Netflix.
Confira abaixo.
Pequena Ciência
Na série, os Grishas são seres que nascem com poderes especiais, que são chamados de Pequena Ciência. Essa “prática” ou “habilidade” é basicamente manipular a matéria em forma básica.
Os Grishas são descobertos a partir dos 8 anos na Ravka. Um detalhe é que a Pequena Ciência é limitada, uma vez que os personagens só podem manipular a matéria que está presente.
O básico da Pequena Ciência é de que coisas com qualidades similares geralmente se atraem.
Os Corvos
Os Corvos é o grupo de anti-heróis de Sombra e Ossos. O trio original dessa gangue é Kaz Brekker, Inej Ghafa e Jesper Fahey. Enquanto Kaz é o líder, Inej é a confidente dele e a responsável por colher as informações do grupo. Já o carismático Jesper é o grande lutador dessa equipe.
Os grupos dos Grishas
Os Grishas são divididos em quatro grupos em Sombra e Ossos. Três são mais comuns, como também é visto na Netflix: Corporalki, Materialki e Etherealki.
Os Corporalki, que aparecem com trajes vermelhos, são os curandeiros e sangradores. Eles podem manipular corpos de diferentes formas, com os sangradores possuindo mais a habilidade para ataques, os transformando em torturadores.
O segundo grupo, como o nome entrega, são os especialistas em materiais. Novamente, existe a divisão em dois tipos de Materialkis: Durastes e Alquimistas. Os Durastes usam materiais como vidro, madeira, plantas e pedras, enquanto os Alquimistas mexem com químicos. A roupa que os identifica é a de cor roxa.
Por fim, os Etherealkis manipulam os elementos, sendo divididos em três grupos. Os Infernais podem mexer com fogo, os Hidros manipulam a água e os Aeros ficam com o ar. O refka deles, ou seja, o traje deles é a da cor azul, com as bordas definindo cada elemento.
O último grupo é dos especiais, como Alina, a estrela na Netflix. Ela é a primeira a manipular a luz, por isso recebe um refka azul, de Etherealki, com bordado dourado, que é único. Enquanto isso, o Darkling possui um figurino preto por poder invocar as sombras.
Mais sobre Sombra e Ossos
Sombra e Ossos tem oito episódios sobre um mundo dividido em dois, com uma fronteira que separa um mundo de escuridão e monstros que se alimentam de carne humana.
A história gira em torno de uma soldada que descobre ter o poder de unir os dois mundos.
Eric Heisserer é o showrunner da série, além de atuar como produtor executivo ao lado de Bardugo, Shawn Levy (Stranger Things), Dan Levine, Dan Cohen e Josh Barry.
O elenco do seriado conta com: Freddy Carter, Jessie Mei Li, Archie Renaux, Amita Suman e Ben Barnes, de O Justiceiro.
“Forças sinistras tramam contra uma jovem militar quando ela revela um poder mágico capaz de unir seu mundo”, diz a sinopse oficial.
Sombra e Ossos está disponível na Netflix.