Stranger Things está chegando ao fim na quinta temporada, após um ano especialmente perturbador da série. Com isso, a Netflix terá dificuldade para superar o momento mais desconcertante da série.
A série de televisão de ficção científica e horror, criada pelos Irmãos Duffer, estreou em 2016 e instantaneamente conquistou o mundo. Após quatro temporadas triunfantes, Stranger Things infelizmente terminará com sua quinta temporada, que consistirá em oito episódios e provavelmente estreará no final de 2025 ou início de 2026.
O elenco e a equipe de Stranger Things começaram a filmar a quinta temporada em janeiro de 2024 e, até a escrita deste artigo, ainda estão gravando os episódios finais.
Enquanto muitos aguardam a história final de Stranger Things na quinta temporada, vamos relembrar da cena mais perturbadora da série e como ela não deve ser imitada – ou superada.
Cena perturbadora de Stranger Things é difícil de ser superada
O episódio 7 da quarta temporada de Stranger Things nos leva de volta ao Laboratório Hawkins, onde Eleven estava entre as várias crianças que estavam sendo submetidas a experimentos e treinadas para usar suas habilidades incomuns pelo Dr. Brenner.
Essa sequência apresenta o personagem One, interpretado por Jamie Campbell Bower, um auxiliar do laboratório que ajuda Eleven antes de se revelar Henry Creel, mais tarde conhecido como Vecna, o antagonista da temporada.
Conhecemos as origens de Henry como vilão em outros flashbacks que revelam que o catalisador final de tudo o que está acontecendo em Hawkins foi Vecna o tempo todo.
Embora a obra nunca tenha relutado em se inclinar para seus temas de terror, nenhuma cena da série até hoje teve o mesmo número de mortes, e a traição de One a Eleven apenas acrescenta um toque muito mais pessoal ao momento. Em um confronto final, Eleven derrota One e, inadvertidamente, cria o maior vilão da série.
Até agora, cada temporada da série de terror da Neflix tentou superar a anterior. A quarta temporada de Stranger Things apresenta alguns momentos verdadeiramente aterrorizantes que provam ser alguns dos mais assustadores da série, mas o fato de ter atingido esse tipo de pico já não deixa muito espaço para progredir.
O massacre no Laboratório Hawkins deixou o público atônito e mostrou até onde Vecna chegaria para satisfazer sua própria raiva e desejo de poder, e a escalada a partir daí pode não fazer o maior sentido narrativo para a série.
Mais nem sempre é melhor. Muitas franquias de terror caem na armadilha de ultrapassar os limites do que faz sentido, optando por um terror maior e mais espalhafatoso em detrimento da qualidade e do peso emocional. Vecna já tem um número impressionante de corpos, portanto, Stranger Things não precisa convencer o público de que ele é perigoso. Agora é a hora de confiar no que a série já estabeleceu: emoção e interesses pessoais.
Stranger Things pode ser conferida na Netflix.