A quarta temporada de Stranger Things trouxe um novo vilão à história: Vecna. Vimos não apenas a ameaça que ele representa para os personagens centrais, como a história de origem dele. É esse aspecto que prova que um filme prelúdio sobre Freddy Krueger poderia ser feito hoje em dia.
De acordo com o filme original de 1984, A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger é um assassino de crianças, que foi pego e morto por uma multidão depois de fugir da justiça por seus crimes.
De acordo com o remake de A Hora do Pesadelo, de 2010, Freddy também era um pedófilo, que abusava de suas vítimas antes de assassiná-las, uma reviravolta grosseira que o criador da franquia Wes Craven sabiamente cortou do filme original.
Em todas essas iterações das origens do personagem, ele é um personagem por quem não sentimos empatia. Enquanto o remake oferecia a versão mais distorcida de Freddy, nenhuma de suas histórias de fundo torna o personagem adequado para um prelúdio.
No entanto, a história de Vecna na quarta temporada de Stranger Things provou que um vilão não precisa ser suavizado e tornado heroico para ganhar uma história de fundo interessante.
As origens de Vecna ofereceram uma explicação convincente para sua vilania, sem tornar o monstro muito simpático, algo que uma história de origem de A Hora do Pesadelo, focada em Freddy Krueger poderia fazer, com o devido cuidado.
Origem de Freddy Krueger poderia funcionar
A história de fundo de Stranger Things de Vecna funcionou principalmente porque a história de origem não estava preocupada em tornar seu vilão uma figura trágica. Vecna revelou seu passado em um longo monólogo depois que ele matou uma sala cheia de crianças inocentes, o que significa que os espectadores já estavam firmemente certos de que nunca torceriam pelo antagonista.
Isso fez de Vecna um vilão ainda mais eficaz de Stranger Things, já que sua história de fundo revelou que ele estava escondido à vista de todos o tempo todo.
Se um prelúdio de A Hora do Pesadelo se concentrasse em desaparecimentos misteriosos em uma pequena cidade e tratasse a história como um mistério de terror assustador, o filme poderia esconder a presença de Freddy Krueger não revelando que era uma história de origem até o final.
Assim como Predador: A Caçada reviveu a franquia Predator re-imaginando radicalmente que tipo de história a série poderia contar, um filme sobre Freddy Krueger sem assassinatos sobrenaturais poderia reviver a franquia.
Dessa forma, a história de origem de Krueger seria contada, sem romantizar ou suavizar o vilão. Ele seria mau desde o começo, mas veríamos outro lado da vilania dele.
Stranger Things 4, volume dois, já está disponível na Netflix.