Na segunda temporada de Sweet Tooth, da Netflix, uma nova cepa mutante da Doença eleva as apostas como nunca antes, transformando os humanos em versões mais extremas de si mesmos – sejam elas melhores, piores ou moralmente mais ambíguas.
A temporada começa com uma situação particularmente terrível para Gus (Christian Convery), Wendy (Naledi Murray) e várias outras crianças híbridas, que foram capturadas pelo General Abbot (Neil Sandilands) e os Últimos Homens no Zoológico de Essex.
A principal razão pela qual esses mercenários não exterminaram os híbridos é que as crianças estão sendo usadas em experimentos pelo Dr. Singh (Adeel Akhtar), que acredita que a cura para a Doença requer sangue híbrido – mesmo que isso custe a vida dos híbridos.
Enquanto isso, Becky (Stefania LaVie Owen) tenta se infiltrar nos Últimos Homens para rastrear Gus, enquanto Jepperd (Nonso Anozie) e Aimee (Dania Ramirez) unem forças e trabalham incansavelmente para salvar os híbridos, numa corrida contra o tempo que culmina em uma batalha total, primeiro no zoológico e depois em Yellowstone, lar de Gus.
Embora o grande confronto no zoológico, que ocorre no Episódio 6, resulte em reencontros muito esperados entre Sweet Tooth, Big Man, Aimee, Wendy e os outros híbridos, também leva à separação entre o Dr. Singh e sua esposa Rani (Aliza Vellani), que decide partir sozinha, repulsada pela obsessão do marido em encontrar uma cura.
Após a fuga de Gus, Jepperd, Aimee, Bear e os demais híbridos do zoológico rumo a Yellowstone, o General Abbot e seus soldados os perseguem, exterminando o Exército Animal no caminho até a casa de Gus, onde se segue um confronto final repleto de tiros, bisões e algumas perdas.
Primeiro de tudo, o que causou a Doença (também conhecido como vírus H5G9)?
Embora a Doença tenha desempenhado um papel chamativo na formação do mundo de Sweet Tooth desde a primeira temporada, suas origens só são reveladas na segunda temporada, quando vemos Birdie (Amy Seimetz) e sua colega, Dr. Gillian Washington, trabalhando juntas no Projeto Midnight Sun. Uma cena de flashback no Episódio 7 mostra a Dr. Washington, ansiosa, injetando-se com o soro do Sol da Meia-Noite, convencida de que era a fonte da juventude. “Poderia ter revolucionado a medicina”, ela diz a Birdie. Em vez disso, provocou a propagação do mortal vírus H5G9, desencadeando o Grande Crumble e tornando-a Paciente Zero.
O Projeto Midnight Sun era uma organização e iniciativa secreta cuja missão era criar uma cura para o envelhecimento. Os cientistas envolvidos realizaram experimentos arriscados em galinhas que, embora não tenham conseguido produzir um soro antienvelhecimento que melhorasse a vida, acabaram criando o primeiro híbrido — e, simultaneamente, os Doentes.
Bem, mesmo que o Dr. Singh ainda não tenha encontrado uma cura, Birdie acredita que ela existe e que Gus é a chave para isso. Depois de ouvir uma fita cassete que Birdie deixou para ele, Gus descobre sua própria importância no processo. “Acho que isso realmente cria um senso de responsabilidade nele”, diz o showrunner de Sweet Tooth, Jim Mickle, sobre Gus. “Sempre lhe disseram que ele é o primeiro híbrido e que é a chave para tudo isso, e acho que ele entende que há uma responsabilidade real que vem com isso. Acho que ele ouve o sacrifício que sua mãe fez, desistindo da capacidade de ter uma família para salvar o mundo, e isso o prepara para sair no final da segunda temporada.”
Onde está Birdie agora, e o que aconteceu com o Dr. Singh e sua esposa, Rani?
A segunda temporada começa revelando que Birdie está no Alasca. No episódio final, Gus, Jepperd, Wendy e Becky se aventuram para encontrá-la. Enquanto isso, o Dr. Singh também está à espreita, rastreando o grupo à distância. Ele continua tão focado como sempre em encontrar a cura.
No início da temporada, o General Abbot usou Rani como alavanca para forçar o Dr. Singh a realizar experimentos fatais em híbridos presos, em busca de uma cura. Ao longo do caminho, o desejo de encontrar um remédio que salvasse o mundo tornou-se a única preocupação de Singh, criando uma fenda entre ele e sua esposa. Akhtar diz sobre a obsessão de seu personagem: “Isso começa como uma busca bem-intencionada, mas ele se torna tão obstinado sobre isso que se torna uma espécie de mania, e você o vê à beira da própria sanidade às vezes.”
Enquanto Singh trabalhava incansavelmente em uma cura com o General Abbot, Rani desenvolvia uma amizade com o irmão gentil e empático do General, Johnny (Marlon Williams). Em meio ao caos durante uma batalha na Reserva, Johnny ofereceu a Rani e ao Dr. Singh uma oportunidade de liberdade.
Rani aceitou, mas o Dr. Singh? Ele priorizou retornar ao seu laboratório para recuperar sua pesquisa, apenas para encontrar o prédio engolido em chamas (cortesia de Aimee, que incendiou o laboratório ao ver como estavam usando híbridos em suas pesquisas). Quando Singh finalmente aceita que seu trabalho está sendo destruído e sai, Rani já o havia deixado para trás e partido sozinha. Em vez de procurá-la, Singh parece ter escolhido rastrear e seguir Gus e seus amigos.
O que aconteceu com Johnny Abbot e General Abbot?
Johnny foi baleado nas costas e morto por seu irmão ao tentar impedir que o cruel General invadisse a casa de Gus. Marlon Williams, que interpreta Johnny, é um músico que inspirou os escritores de Sweet Tooth a incluir uma cena em que ele executa uma versão a cappella emocionante de “The Boxer” de Simon & Garfunkel. Depois de assassinar seu próprio irmão — e muitas crianças do Exército Animal — o General Abbot atacou a casa em Yellowstone onde Gus estava escondido com Aimee e Jepperd.
O General foi derrotado, no entanto — primeiro, ele foi injetado com o H5G9 por Aimee e depois foi pisoteado por uma debandada de bisões que Gus convocou. Mas Abbot sobreviveu ao pisoteio apenas o tempo suficiente para atirar em Gus nas costas com uma flecha antes de colapsar novamente. Então — ele morreu? Mickle respondeu a essa pergunta com uma única palavra: “Talvez”.
Mais alguém morreu?
Gus sobreviveu à flechada nas costas disparada por Abbot, mas Aimee, que já estava infectada pela Doença quando reuniu forças para participar da batalha final em Yellowstone, acabou morrendo devido ao vírus. Aimee se recusou categoricamente a tomar qualquer tratamento feito a partir do sangue de híbridos, aceitando seu destino.
Mickle descreveu o “enorme momento” quando descobrimos que Aimee está doente através do espasmo em seu dedinho. “Nunca tínhamos certeza se isso ia funcionar e lembro que fomos e voltamos tantas vezes. Eu amo a maneira como foi realizado. Amo como Toa Fraser, nossa diretora, filmou aquele momento, e como Dania interpretou aquela cena final, aquele olhar em seu rosto é tão poderoso. Estou muito orgulhoso daquele momento.”
Gus morreu depois de ser baleado por Abbot? Não, Gus sobreviveu, mas ficou em um estado crítico por muito tempo após sua lesão. Felizmente, ele foi cuidado por Big Man, Bear e Wendy.
E aquele grupo com o qual ele estava trabalhando os três?
No Episódio 5, um trio de líderes poderosos de todo o país se encontra com o General Abbot para discutir seu plano de criar o Evergreen, uma sociedade ultra-exclusiva de sua própria seleção. Os outros membros do trio são Voss, Dutch e Zhang, também conhecidos como os Três. Durante a grande apresentação de Abbot, Gus escapou de sua gaiola e causou caos ao redor do Zoológico de Essex, envergonhando o General na frente de seus aliados senhores da guerra, famintos de poder. Um dos Três, Zhang, desejava seguir em frente com os planos de Abbot sem Voss e Dutch, então ela os matou.
O que Zhang dos três estava fazendo na cena final da 2ª temporada?
Nos momentos finais do episódio final, Zhang, que está cortando violentamente pedaços de carne crua, descobre que o Abade está morto. Ela encontra um gravador de fita e uma fita deixados no laboratório queimado do Dr. Singh, insistindo que ela quer o áudio transcrito imediatamente. “Eu vou ter que cuidar disso sozinha”, diz ela, deslizando os cubos de carne para uma gaiola e alimentando criaturas rosnantes e vorazes invisíveis dentro dela. “Comam, vocês vão precisar disso”, Zhang declara antes que o episódio chegue ao fim. Mas quem são esses “garotos”? É difícil dizer além de que estão famintos.
O que vem a seguir para Gus e amigos?
Na última vez que os vemos, a recém-formada família de Gus, Jepperd, Becky e Wendy está indo para o Alasca para encontrar Birdie. Mickle falou sobre a diferença entre as longas caminhadas em busca de Birdie que Gus se propôs.
Na 1ª temporada, foi uma jornada de Wyoming para o Colorado. Agora, indo de Wyoming para o Alasca para encontrar sua mãe, Gus percebe que não se trata apenas de se reconectar com a família, mas de ajudá-la a cumprir sua missão de salvar o mundo dos Doentes. A segunda temporada termina com Gus no início dessa jornada.
Uma jornada que se estende por milhares de milhas, com o peso do mundo inteiro sobre seus ombros, parece uma tarefa árdua, mas é uma que um Gus em rápido amadurecimento e evolução provou ser capaz de enfrentar de frente, com os chifres erguidos.
Sweet Tooth chega em sua temporada final na Netflix. Assista ao trailer: