A terceira e última temporada de Sweet Tooth chegou à Netflix. Vamos mergulhar no desfecho da série e em seu significado.
“Depois de derrotar o General Abbot na batalha em Pubba’s Cabin, Gus, Jepperd, Becky e Wendy embarcam em uma jornada para o Alasca em busca da mãe de Gus, Birdie, que tem trabalhado para descobrir as origens misteriosas da doença mortal”, diz a sinopse da terceira e última temporada.
“Ao longo do caminho, eles são acompanhados pelo Dr. Singh, que pode ter suas próprias crenças perigosas sobre Gus e seu papel na reversão do vírus. Enquanto isso, uma nova ameaça surge na forma de Helen Zhang, sua filha Rosie e os ferozes Wolf Boys, que buscam reiniciar o nascimento humano e veem Gus como a solução para seus planos. Enquanto navegam por terrenos perigosos, Gus e seu grupo de amigos encontram refúgio no Alasca, onde conhecem um novo conjunto de personagens, incluindo Siana e sua filha híbrida Nuka. Com o tempo para encontrar respostas se esgotando, as alianças são testadas e os destinos se entrelaçam, tudo levando a um clímax emocionante que determinará o destino da humanidade e dos híbridos”, conclui a sinopse.
Continue lendo para saber o que acontece no fim de Sweet Tooth na Netflix.
Sweet Tooth: Final explicado da 3ª temporada
Depois de três temporadas repletas de perigo Sweet Tooth deu a Gus (Christian Convery) e Tommy (Nonso Anozie) um desfecho para sua história.
Como esperado, o episódio final de Sweet Tooth está repleto de ação. Mais importante, o final mistura ciência e misticismo para explicar de onde vieram os Híbridos e sua conexão com o Flagelo. Finalmente, a terceira temporada de Sweet Tooth explica o que acontece com a Terra depois que a poeira baixa e a batalha final pelo destino da humanidade é travada.
Na terceira e última temporada, Gus e seus aliados vão ao Alasca, onde supostamente o Flagelo e os Híbridos se originaram. Gus quer encontrar a cura para o Flagelo para manter seus amigos humanos vivos. Birdie também está no Alasca, tentando encontrar uma caverna misteriosa onde o vírus supostamente nasceu.
Juntando-se a Gus no Alasca está o Dr. Singh (Adeel Akhtar), que abandonou a abordagem científica para resolver o problema do Flagelo e abraçou suas visões misteriosas da caverna onde o vírus nasceu. Singh acredita que deve sacrificar Gus dentro da caverna para libertar a humanidade do Flagelo.
Essa ação também acabaria com os nascimentos de Híbridos, razão pela qual o médico encontra uma aliada em Zhang (Rosalind Chao), a última senhora da guerra na América. Zhang despreza os Híbridos, então ela está usando todos os seus recursos para caçar Gus.
Todos eventualmente chegam à caverna, onde o destino dos humanos e Híbridos é decidido.
Dentro da caverna há uma árvore maciça com galhos em forma de chifres. A árvore contém o Sangue da Terra, que explica suas propriedades curativas milagrosas e por que se tornou uma fonte de juventude nas lendas antigas. Em 1911, o Capitão James Thacker encontrou a caverna, usando um machado para ferir a árvore e roubar um pouco de sua seiva milagrosa.
Suas ações irritaram tanto a Terra que o Flagelo surgiu da ferida da árvore. Toda a tripulação de Thacker morreu da doença, mas uma mulher inuit grávida, Ikiaq, deu à luz o primeiro híbrido do mundo, Munaq. A razão é que, após ser violentamente atacada por Thacker, a Terra decidiu que os humanos são gananciosos demais para sobreviver, desencadeando uma maldição sobre a humanidade enquanto criava uma nova espécie para herdar o planeta.
Os micróbios no Sangue da Terra foram redescobertos no século 21, presos no gelo do Alasca. Gillian Washington (Robyn Malcolm), descendente do Capitão Thacker, organizou os recursos científicos dos Laboratórios Fort Smith para recuperar as amostras e experimentá-las, levando finalmente ao nascimento de Gus e à liberação do Flagelo.
O machado que Thacker usou para ferir a árvore ainda está cravado em seu tronco. O Dr. Singh acredita que matar Gus e devolver seu sangue à árvore acabaria com os Híbridos e o Flagelo, restaurando a fonte de ambos os fenômenos à sua forma original. Antes que Singh possa prosseguir com seu plano, Birdie se joga entre a faca do médico e Gus, trocando sua vida pela de seu filho. Isso leva Singh a questionar suas ações e a congelar, incapaz de completar o ritual.
Determinada a resolver as coisas, Zhang puxa o machado de Thacker da árvore para usá-lo contra Gus. Infelizmente para todos os humanos, Zhang inadvertidamente desencadeia uma nova onda mortal do vírus. Todos os humanos, dentro e fora da caverna, caem no chão, com seus órgãos falhando. Desesperado, Gus corta sua mão e mancha a ferida na árvore com seu sangue.
Gus é teletransportado para uma dimensão onírica, como quando ele se aproxima das flores azuis. Nesse lugar, ele encontra o espírito de Pubba (Will Forte), que fala ao garoto sobre a inevitabilidade da morte e o direito dos Híbridos de existirem. Comovido pelas palavras de Pubba, Gus retorna ao mundo dos vivos e joga uma lamparina de óleo na árvore, queimando-a. Gus destrói a fonte do Flagelo e impede os humanos de colherem o poder do Sangue da Terra. Ele não devolve sua essência vital à árvore, o que significa que os Híbridos continuarão a existir.
Depois que Gus queima a árvore, a caverna começa a desabar. Durante a fuga, o Dr. Singh encontra redenção para suas ações ao empurrar Gus quando o Menino Cervo está prestes a ser esmagado por uma rocha. Dr. Singh morre, segurando firmemente o chifre quebrado de Gus em sua mão. Mais tarde, vemos um broto germinando do chifre de Gus enquanto uma nova árvore cresce dentro da caverna, simbolizando uma nova era para o planeta.
Ao longo de três temporadas, Jepp foi baleado, esfaqueado e socado várias vezes. À medida que envelhece, Jepp sente suas feridas antigas pesando. Quando eles escapam da caverna, Tommy tem certeza de que seu tempo chegou, então ele pede a Gus para contar uma história. Nesse momento, Gus inventa a história de Sweet Tooth, um conto sobre o melhor e o pior da humanidade, que Jepp representa.
Embora pareça que o programa de TV está se preparando para se despedir de Jepp para sempre, descobrimos mais tarde que ele voltou para Yellowstone com Gus. Tommy e o Menino Cervo tiveram uma vida feliz juntos, aproveitando o tempo que restava uma vez que o Flagelo não estava mais à espreita e o que restava da humanidade apenas se concentrava em viver seus últimos dias na Terra.
Após a batalha no Alasca, Gus, Wendy (Naledi Murray), Jepp e Bear (Stefania LaVie Owen) retornam a Yellowstone. Lá, eles constroem estruturas de madeira maciças que se tornam o centro da nova civilização Híbrida. Antes dos créditos finais do último episódio de Sweet Tooth, vislumbramos um Gus envelhecido, contando a história de Tommy para uma nova geração de Híbridos. Não há mais humanos no planeta, mas a memória da civilização passada viverá como contos de advertência para a nova espécie.
No final de Sweet Tooth, a Natureza decide ouvir os pedidos de Gus e permitir que os humanos vivam sem medo do Flagelo. No entanto, os humanos ainda são substituídos pelos Híbridos para a sobrevivência do planeta.
É um final agridoce que nos força a refletir sobre como a humanidade tem destruído a natureza, um dos principais temas recorrentes da série.
Sweet Tooth está disponível na Netflix.