Revelamos

Testamento: A História de Moisés é fiel à Bíblia?

Vida da figura bíblica é abordada em nova série da Netflix

Testamento: A História de Moisés está na Netflix
Testamento: A História de Moisés está na Netflix

Novidade na Netflix, Testamento: A História de Moisés é um docudrama (documentário dramatizado) turco em três partes produzido pela Karga7 Productions. Vamos ver se a série é fiel à Bíblia.

A série documental mostra o épico arco de Moisés, evoluindo de um pária banido e suposto assassino para um profeta principesco, que conduz seus seguidores à salvação.

Para contar sua narrativa única, o docudrama mistura encenações dramáticas com depoimentos de especialistas de estudiosos e historiadores, com o ator inglês Charles Dance (de Game of Thrones) narrando e o ator israelense Avi Azulay retratando Moisés.

Embora Testamento: A História de Moisés use a história bíblica como inspiração para explorar sua vida interior, as recriações dramáticas deixaram alguns se perguntando o quão precisa biblicamente a série é do início ao fim.

Enquanto estudiosos e teólogos concordam que a trajetória de Moisés na Bíblia não é historicamente precisa, quando se trata de seguir a versão dos eventos na Bíblia, a série documental adere em grande parte ao texto religioso.

Cena de Testamento: A História de Moisés
Cena de Testamento: A História de Moisés

Testamento: A História de Moises foca na vida interior de Moisés

Testamento: A História de Moisés é dividida em três partes. Na Bíblia, a história de Moisés vem do Livro do Êxodo. De acordo com os estudiosos religiosos, os eventos envolvendo Moisés retratados no Livro do Êxodo não são historicamente preciso.

No entanto, eles estão entre as histórias bíblicas mais famosas e dramaticamente cativantes. Como tal, os produtores de Testamento: A História de Moisés usaram o esboço básico do conto bíblico de Moisés como ponto de partida para contar uma história pessoal mais íntima dessa figura.

Segundo os produtores da série documental histórica da Netflix, Emre Sahin e Kelly McPherson, via Netflix:

“Qualquer pessoa que tenha visto Os Dez Mandamentos quando criança estava bem ciente dos elementos mais épicos do conto. A sarça ardente, as pragas, o Mar Vermelho e, é claro, os Dez Mandamentos. O que realmente nos atraiu foi o mistério da vida interior de Moisés, suas lutas com sua própria identidade, suas dúvidas, sua humanidade.”

Enquanto os eventos mais significativos no conto bíblico de Moisés são incluídos na série documental como recriações dramáticas estreladas por Azi Azulay, a história também explora detalhes pessoais que estão enterrados profundamente nas páginas da Bíblia ou não incluídos. Os aspectos obscuros ou omitidos da vida de Moisés presumivelmente são abordados por um painel de especialistas religiosos e teólogos profissionais recrutados para dar entrevistas documentais.

Embora a Netflix tenha um histórico bastante ruim de lançamento de docudramas historicamente precisos, a Karga7 Productions, que produz o novo seriado, teve um desempenho melhor no passado. Em 2020, a Karga7 produziu Ascensão: Império Otomano, um cativante docudrama histórico turco em 12 partes que recebeu imensos elogios por seu equilíbrio entre entretenimento e educação.

Dessa forma, a Netflix pode não ser muito confiável para contar um drama histórico, mas quando associada à empresa de produção turca, os resultados são muito melhores.

Testamento: A História de Moisés está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.