Durante o Festival de TV de Edimburgo, os produtores de The Crown, Andy Harries e Suzanne Mackie, adiantaram (via Deadline) como foram as filmagens da morte da Princesa Diana, que morreu durante um acidente de carro em Paris em 1997.
“A série pode ser grande e barulhenta, mas nós não somos”, disse Mackie. “Somos pessoas atenciosas e sensíveis. Houve longas e cuidadosas conversas sobre como faríamos isso”.
“O público irá julgar no final, mas acho que [a morte] foi recriada com delicadeza e cuidado”, acrescentou ela. “Elizabeth Debicki [intérprete de Diana] é uma atriz extraordinária e foi muito atenciosa e cuidadosa. Ela amava Diana. Existe um enorme respeito de todos nós, espero que isso fique evidente”.
Harris também falou sobre como a morte da Rainha Elizabeth II, que faleceu durante as filmagens da 6ª e última temporada, impactou na produção da série. Segundo ele, o episódio final de The Crown é um “dos melhores episódios que já fiz”.
“O falecimento de Sua Majestade teve impacto em todos nós… Não mudou [a história] fundamentalmente, mas mudou ela em um certo sentido. Quando o público ver, acho que saberá o que quero dizer. Será um filme muito poderoso e um episódio muito respeitoso”, disse o produtor, acrescentando que o episódio é “uma carta de amor” do criador da série, Peter Morgan, para a Rainha.
Sobre a temporada final
A temporada final de The Crown mostrará a morte da princesa Diana, vivida por Elizabeth Debicki, em 1997, e o início do relacionamento entre o príncipe William e Kate Middleton, que se conheceram quando ambos eram estudantes na St. Andrews University, na Escócia.
O elenco da nova temporada de The Crown também inclui Imelda Staunton como a Rainha Elizabeth II; Dominic West como o Príncipe de Gales (o futuro Charles III); Jonathan Pryce como o Duque de Edimburgo; e Lesley Manville como a princesa Margaret.
Os novos episódios da série serão disponibilizados no outono americano, entre setembro e novembro.