Atenção! Contém spoilers de The Old Guard.
The Old Guard estreou na Netflix recentemente, e desde então vem dividindo a opinião dos espectadores e conseguindo uma grande audiência para a plataforma.
Neste filme de ação e fantasia, Charlize Theron, de Velozes e Furiosos, interpreta a líder de um grupo de imortais mercenários que é obrigado a voltar à batalha para lidar com uma nova ameaça com poderes extraordinários.
Com o lançamento do filme, a Netflix pode finalmente produzir uma grande franquia ou universo compartilhado.
The Old Guard representou um passo importante para a representatividade no cinema de ação; confira abaixo!
Beijo importante
Na época da produção de Vingadores: Ultimato, os diretores Joe e Anthony Russo prometeram que o filme mostraria o primeiro personagem assumidamente LGBTQ do MCU.
Quando o filme estreou, muitos se decepcionaram. O prometido “personagem gay” foi apenas um figurante sem nome na cena em que o Capitão América participa de uma reunião com pessoas que perderam entes queridos no estalo de Thanos.
A falsa representatividade de Ultimato ficou aquém das expectativas dos fãs. Já em The Old Guard, a inclusão de personagens LGBTQ foi uma ótima surpresa para muita gente.
O filme de Charlize Theron deixa bem claro que Joe e Nicky, dois imortais que se conheceram nas Cruzadas, são um casal. The Old Guard mostra os dois personagens dormindo juntos, além de exibir com clareza demonstrações típicas de afeto.
Desde o início do filme, a chance de algum espectador enxergar o casal apenas como “amigos platônicos” era impossível.
A maneira como o filme abordou a relação do casal foi uma grata surpresa.
Quando filmes de Hollywood prometem mais inclusão, essa promessa é normalmente cumprida em cenas curtas e facilmente cortadas em países mais conservadores. The Old Guard assumiu o caminho contrário: não prometeu nada e tratou os personagens gays com a maior naturalidade possível.
O momento mais emocionante de Nicky e Joe acontece logo após os dois serem sequestrados por um grupo de homens armados.
Joe, preocupado com o bem estar de Nicky, pergunta se ele está bem. Um guarda tenta intimidar os personagens perguntando se eles são namorados, e o que se sucede é um discurso emocionado que culmina em um beijo cheio de paixão e sentimentos.
O beijo é tão passional quanto outros momentos icônicos de casais heterossexuais da cultura pop, e com certeza é um dos melhores momentos do filme.
A maneira como The Old Guard representou a relação de Joe e Nicky foi uma recomendação explícita de Greg Rucka, criador da HQ que inspira o filme. Para ele, o longa deveria sempre deixar claro que os dois imortais se amam profundamente.
The Old Guard está disponível na Netflix.