Muitas diferenças

Toda Luz que não podemos ver: As diferenças entre o final do livro e da série

Série da Netflix é baseada em livro ganhador do Pullitzer

Cena de Toda Luz Que Não Podemos Ver.
Cena de Toda Luz Que Não Podemos Ver.

A Netflix lançou Toda Luz Que Não Podemos Ver. A minissérie é baseada no livro vencedor do Prêmio Pulitzer de mesmo nome. Vamos ver as diferenças entre o final do seriado e do romance.

A história se passa ao longo de dez anos e entrelaça as vidas de Marie-Laure Leblanc, uma jovem francesa cega que se refugia com o tio durante a Segunda Guerra Mundial, e de Werner Pfennig, um adolescente alemão com um talento especial para consertar rádios.

A partir do laço secreto que se forma entre os dois, eles descobrem é possível ter fé e esperança na humanidade.

Continue lendo para saber as diferenças entre o final da série e do livro.

Etienne em Toda Luz Que Não Podemos Ver

O destino de Etienne

O que acontece no romance: Dias antes do bombardeio para libertar Saint-Malo, Etienne é preso e colocado em uma prisão a quilômetros da costa. Esse homem não apenas sobrevive à Segunda Guerra Mundial, mas ele e Marie se mudam para Paris e viajam pelo mundo antes de morrer “suavemente na banheira aos 82 anos”.

O que acontece na série: Quando começam os bombardeios em Saint-Malo, Etienne encontra Werner, interroga-o e o considera alguém que merece uma segunda chance. Quando as bombas atingem seu esconderijo, Etienne diz a Werner para proteger Marie e transmitir uma última mensagem de agradecimento por ter salvado sua vida (metaforicamente falando). E então ele morre.

Daniel em Toda Luz Que Não Podemos Ver

O fim de Daniel

O que acontece no romance: Ele acaba em um campo de concentração na Alemanha e escreve algumas cartas para Marie até que elas acabam parando. Após a guerra, Marie e Etienne procuram informações sobre o que aconteceu com Daniel, mas o máximo que sabem é que ele teve gripe em 1943, enquanto estava em um campo de concentração. Eles nunca sabem como ele morreu.

O que acontece na série: Assim que ele chega a Paris, Von Rumpel o encontra e o prende. Ele o tortura por horas tentando fazê-lo revelar a localização da joia, mas Daniel se recusa a manter sua filha em segurança. Von Rumpel atira em sua cabeça e depois zomba de Marie-Laure com essa informação na noite em que ele a encontra em Saint-Malo.

Werner e Marie em Toda Luz Que Não Podemos Ver

A interação final de Marie-Laure e Werner

O que acontece no romance: Durante vários dias de bombardeio em Saint-Malo, Werner fica preso sob o Hotel das Abelhas com seu antigo colega de classe que se tornou oficial de comando Volkheimer. Ele se mantém vivo bebendo um pouco de lodo questionável e ouvindo Marie-Laure transmitir pelo canal do Professor – um canal que Werner e sua irmã ouviam quando eram órfãos na Alemanha – enquanto ela está presa em seu sótão. Ela toca “Clair de Lune” e lê o livro 20.000 Léguas Submarinas, eventualmente informando a qualquer pessoa que possa estar ouvindo que há um homem em sua casa que quer matá-la. Werner se sente conectado a ela e, quando Volkheimer acaba por expulsá-los dos escombros, o CO diz a Werner que ele precisa ir até ela. Marie-Laure ouve do sótão quando Werner entra na casa e atira em Von Rumpel.

Os dois compartilham uma lata de pêssegos e conversam enquanto esperam o resto do bombardeio. Antes que ele a ajude a sair da cidade, Marie leva Werner à gruta. Marie foi apresentada à gruta sob a muralha da cidade por Hubert Bazin, um veterano da Primeira Guerra Mundial que Madame Manec ajuda a visitar e que conhece todos os meandros de Saint-Malo.

Cheia de caramujos e moluscos, ela se torna uma espécie de refúgio para Marie até se tornar o primeiro lugar em que ela interage com Von Rumpel. Uma vez na gruta, ela coloca o modelo da casa de Etienne que esconde com segurança o Mar de Chamas na água, tentando se livrar da maldição e do fardo de carregá-la. Ela entrega a Werner a chave do portão da gruta, que Bazin havia lhe confiado, antes de se despedirem e se perguntarem se algum dia se encontrarão novamente. Depois que os americanos protegem Saint-Malo, Marie se reúne em segurança com Etienne, enquanto Werner é capturado e colocado em um campo de prisioneiros de guerra.

O que acontece na série: Werner sobrevive à primeira noite do bombardeio de Saint-Malo (embora Volkheimer não sobreviva e morra nos primeiros dez minutos). Depois de consertar seu rádio, Werner passa dias ouvindo as transmissões ilegais de Marie-Laure e mentindo (e matando!) para seus superiores a fim de protegê-la.

Durante a última noite do bombardeio, Etienne, que poupou a vida de Werner, pede a ele que continue protegendo sua sobrinha-neta. Werner não hesita. Ele corre para dentro da casa e encontra Von Rumpel praticamente mantendo Marie como refém no sótão. Ele sufoca Von Rumpel com um fio de rádio (porque, é claro), mas é Marie quem atira nele, no momento em que o homem coloca os olhos na joia que estava procurando. Werner explica que a descobriu porque costumava ouvir as transmissões do Professor – elas o salvaram quando era órfão na Alemanha – e ela lhe diz que Etienne era o Professor e lhe mostra o rádio.

Werner consegue enviar uma mensagem para sua irmã, Jutta, e Marie e Werner dançam ao som de “Clair de Lune” e compartilham um beijo (e uma lata de pêssegos). Marie ajuda Werner a se render aos americanos e eles prometem se reencontrar, mesmo que seja apenas pelo rádio – Werner sempre estará ouvindo por ela.

Werner em Toda Luz Que Não Podemos Ver

O destino de Werner Pfennig

O que acontece no romance: Após ser capturado, Werner é transferido para várias prisões diferentes e fica gravemente doente. Ele passa o tempo pensando em sua irmã, lembrando-se de como era segurar a mão de Marie-Laure e tentando reconhecer algumas das coisas que fez durante a guerra e na escola. Uma noite, em uma névoa de febre, Werner sai da tenda médica em que estava hospedado, pisa em uma mina terrestre e “desaparece em uma fonte de terra”.

O que acontece na série: Apesar de vermos Werner se render aos americanos, sua história é deixada em aberto. Há esperança de que ele possa ouvir Marie pelo rádio novamente, que eles possam continuar conectados, que Werner possa encontrar uma maneira de reparar o que fez na guerra.

Marie-Laure em Toda Luz Que Não Podemos Ver

O futuro de Marie-Laure

O que acontece no romance: Marie nunca retorna a Saint-Malo. Ela e Etienne vivem em Paris quando não estão viajando, e ela passa a vida estudando moluscos – o Dr. LeBlanc acaba trabalhando no mesmo museu em que seu pai trabalhava – e dá à luz uma filha. Jutta chega em 1974 com a casa modelo na qual Marie não pensava há anos, e isso a deixa animada. Ela conta a Jutta sobre o fato de seu avô Henri ser o Professor e o que consegue lembrar das poucas horas que passou com Werner. Marie não consegue acreditar que Werner voltou à gruta por causa da casa.

Será que era porque ele queria uma lembrança do pouco tempo que passou com ela? Quando Marie abre o compartimento secreto que seu pai fez, perguntando-se se Werner levou o Sea of Flames, ela encontra a chave do portão da gruta que lhe deu em 1944. Ela quer acreditar que ele também deixou a joia amaldiçoada para trás. No final, o Sea of Flames está de volta ao oceano, então fica implícito que a esperança de Marie em relação a Werner é mais do que apenas um desejo.

Encontramos Marie-Laure uma última vez, em 2014. Aqui, ela caminha pelas ruas de Paris com seu jovem neto. O mundo superou os horrores do que aconteceu, e Marie também tentou superar. Mas ainda assim, mesmo depois de todos esses anos, ela sente as pessoas que perdeu, as pessoas que a mantiveram viva, ao seu redor.

O que acontece na série: Depois que Marie se despede de Werner, ela caminha pelas ruas de uma Saint-Malo agora liberada, com lágrimas nos olhos, ouvindo as pessoas comemorarem ao seu redor. Ela se dirige à praia, onde passou tantas tardes com seu pai e, por fim, com Etienne, agora ambos desaparecidos. Ela tira o Sea of Flames do bolso – com cuidado para não tocar a pedra talvez amaldiçoada com as mãos – e o joga no oceano.

Toda Luz Que Não Podemos ver está na Netflix.

Sair da versão mobile