Decameron faz sucesso na Netflix, tendo entrado para o top 10 da plataforma de streaming. Algumas das pessoas que assistiram estão fazendo a mesma reclação em relação ao seriado. Vamos ver o que.
A série da Netflix, é vagamente baseada no livro homônimo de Boccaccio. Mas, como diz a showrunner Kathleen Jordan ao Times: “acho que um medievalista italiano ficará desapontado se vier a esta série esperando ver seus contos favoritos do Decameron retratados”.
Enquanto o texto original se concentra em jovens nobres, a série de televisão escolhe dez personagens que são uma mistura de nobres e servos, com suas interações expondo o “abismo entre os que têm e os que não têm”, como mais recentemente sublinhado pela pandemia de Covid-19, diz Jordan em um comunicado.
Alguns personagens, como a astuta líder Pampinea (interpretada por Zosia Mamet) e o charmoso Panfilo (Karan Gill), são contadores de histórias destacados no livro de Boccaccio; outros, como Licisca (Tanya Reynolds) e Sirisco (Tony Hale), são personagens menores (leia-se: servos) agora trazidos à tona.
Confira, abaixo, a reclamação que estão fazendo em relação a Decameron.
Críticas a Decameron
Nas redes sociais, alguns espectadores criticaram a adaptação, afirmando que ela não é fiel ao material original. Uma pessoa escreveu:
“Então, eles simplesmente… destruíram Boccaccio? É como pedir uma fruta e receber apenas a casca”, enquanto outra disse que a série carece do “ponto principal” da obra de Boccaccio, que são “as histórias maravilhosas” que os nobres contam uns aos outros para passar o tempo na villa.
Um terceiro espectador escreveu em um post traduzido do italiano: “Boccaccio passou anos de sua vida escrevendo uma obra literária de imenso valor para vocês a verem arruinada em uma série que só tem o título de O Decameron (acho que não quero continuar além do 1º episódio).”
Em defesa da série, ela nunca afirmou ser uma adaptação fiel da obra de Boccaccio. Segundo a Netflix, o romance original do século XIV fornece uma “estrutura solta” para o show.
Embora a criadora Kathleen Jordan tenha utilizado nomes de personagens de Boccaccio para a série, a série “tornou-se algo próprio” durante o processo de escrita.
No entanto, nem todos os espectadores ficaram incomodados com a abordagem da série sobre a icônica coleção de contos de Boccaccio. Muitos elogiaram a série “hilária” e “descontrolada”.
Uma pessoa escreveu: “Eu normalmente nem gosto de séries de comédia, mas Decameron na Netflix é hilário”.
Decameron está disponível na Netflix.