Romance

Um Dia: As maiores diferenças entre a série da Netflix e o livro original

Descubra o quão fiel é a nova adaptação em relação ao livro de David Nicholls

Um Dia está na Netflix
Um Dia está na Netflix

Um Dia, romance de David Nicholls, ganha nova adaptação na Netflix, após já ter sido adaptado para um filme com Anne Hathaway. Essa nova versão é mais fiel ao livro, mas ainda traz algumas diferenças – vamos ver as maiores delas.

“Após passarem a noite de formatura juntos, Emma e Dexter seguem caminhos diferentes, mas suas vidas continuam interligadas. Baseada no livro de David Nicholls”, diz a sinopse do filme.

O elenco de Um Dia conta com Ambika Mod (The Sacrifice) no papel da protagonista Emma Morley e Leo Woodall (The White Lotus) como Dexter Mayhew.

Além deles, a série conta com Eleanor Tomlinson (Alice no País das Maravilhas) como Sylvie, Essie Davis (Lambs of God) no papel de Alison Mayhew, Tim McInnerny (Um Lugar Chamado Notting Hill) como Stephen Mayhew e John Macmillan (House of the Dragon) vivendo Aaron.

Confira, abaixo, as maiores diferenças entre a série de Um Dia e o livro original.

Um Dia

A cena de abertura

Na série: A série começa antes de Em e Dex se conhecerem oficialmente, com os dois comemorando a formatura e vemos o encontro deles com Dex se aproximando de Em na escada da festa.

No livro: O livro começa com Em e Dex já na cama conversando sobre o futuro.

Cena da nova série da Netflix

A viagem a Arthur’s Seat

Na série: Durante o primeiro episódio da série, vemos Dex e Em viajarem para Arthur’s Seat e passarem o dia lá antes de voltarem para o apartamento dele, onde são recebidos pelos pais dele.

No livro: Essa cena ainda acontece no livro, mas só descobrimos o que os dois fizeram em seu primeiro dia juntos no final do romance, depois que Emma morreu.

Cena de Um Dia

1990

Na série: O terceiro episódio nos leva a 1990, onde Dexter já é um apresentador de TV e Emma foi morar com Tilly e está trabalhando em um restaurante mexicano.

No livro: No entanto, no livro, em 1990, Dexter ainda está viajando, dessa vez na Índia, onde conhece um produtor de TV que lhe diz que ele seria bom na TV, enquanto Emma está em seu primeiro ano de trabalho no restaurante. A partir desse momento, a série de TV está sempre um ano ou mais à frente da linha do tempo do livro, já que o que acontece no episódio três se passa em 1991 e não em 1990.

Um Dia está na Netflix

Viagem à Grécia

Na série: Na série, a viagem para a Grécia ocorre em 1991 e não tem nada a ver com o fato de Dexter ter suas roupas roubadas.

No livro: No entanto, no livro, a viagem ocorre em 1992 e, após a sessão de mergulho de Emma e Dexter no mar, suas roupas são roubadas por um morador local e ele tem que voltar para o hotel com um saco pesado enrolado na cintura. E, sinceramente, que momento que nos foi roubado.

Cena de Um Dia

Tilly e Dexter

Na série: Ao longo da série, Tilly é uma amiga muito mais confiável para Emma e parece ser alguém de quem ela realmente depende. Ela também dá muito apoio a Dexter e os dois parecem ser apenas amigos.

No livro: No entanto, no livro, Tilly não é retratada como a mais confiável das amigas e, o mais importante, ela e Dexter dormem juntos uma única vez em 1992, o que não aparece na série.

Um Dia

A reunião de Emma para a publicação do livro

No livro: No capítulo de 1997, Emma vai a uma reunião muito constrangedora com a editora, que acaba sendo uma entrevista para o emprego de babá da editora, e nesse capítulo Dex também é demitido de sua série de TV.

Na série: A reunião com a editora nunca é mostrada na série e o fato de Dex ter sido demitido de sua série de TV é combinado com o episódio em que ele conhece a família de Sylvie.

Cena do casamento de Um Dia

O casamento de Tilly

Na série: Na TV, o marido de Tilly se chama Graham e se torna um personagem secundário cômico em episódios posteriores.

No livro: No entanto, no livro ele se chama Malcom e, sinceramente, eu meio que esqueci que ele existia. Emma também não faz um discurso em seu casamento.

Um Dia está disponível na Netflix

O nome dos livros de Emma

Na série: Os livros infantis de sucesso de Emma são sobre uma personagem chamada Nisha Halliday.

No livro: Enquanto no romance eles são sobre uma personagem chamada Julie Criscoll.

Um Dia

Episódio 13

Na série: O episódio 13 abrange o período em que Dexter e Em moram juntos. No primeiro ano, Dexter compra a loja com Emma, Jasmine vem visitá-lo e o casal decide que quer ter um bebê no segundo ano, até o terceiro e último ano, quando Emma infelizmente morre em 2002.

No livro: A linha do tempo é um pouco diferente. Em 2002, Dexter já havia comprado a loja, e a visita de Jasmine acontece naquele dia. Em 2003, o casal vai para uma casa de férias em North Yorkshire, onde conversam sobre o casamento e jogam Scrabble. E, finalmente, Emma morre em 2004. Portanto, se estivermos sendo honestos, preferimos o livro, pois Emma vive por mais dois anos.

Ian em Um Dia

O bate-papo de Ian com Dexter

Na série: No segundo aniversário da morte de Emma, Ian e o resto das pessoas mais próximas e queridas de Dexter e Emma aparecem para fazer companhia a Dexter. Antes de partir de volta para Devon, Ian conversa com Dexter no jardim sobre Emma e sobre como Dexter fez Emma feliz.

No livro: Ian ainda diz essas palavras gentis no livro, mas ele as envia em uma carta no primeiro aniversário da morte de Emma, em 2005.

Um Dia é o novo romance da Netflix

O final

Na série: O episódio final da série começa com Emma e Dex na casa de Dex no Natal, antes de mostrar Dexter se embebedando em uma festa de aniversário de crianças e, depois, ficando mais bêbado sozinho à medida que a noite avança. Ele acaba na casa de Sylvie e ela liga para o pai dele, que vem buscá-lo e levá-lo de volta para casa.

Em seguida, a história avança um ano, até o segundo aniversário da morte de Emma, quando todos se reúnem para comemorar o aniversário da morte de Emma. E no terceiro aniversário, Dexter, seu pai e Jasmine viajam para Edimburgo para refletir sobre a vida de Emma.

No livro: Os últimos três anos do romance se alteram de forma bastante diferente da série de TV. No primeiro aniversário, Dexter leva os funcionários da cafeteria para tomar um drinque antes de continuar sozinho e, felizmente, não há nenhuma festa infantil envolvida. A história segue a mesma da série, com Sylvie e seu pai o ajudando.

No segundo ano, Dexter está em seu novo apartamento e agora namora Maddy, a gerente da cafeteria. E, em vez de reunir todo mundo para falar sobre Emma, ele simplesmente liga para cada pessoa para falar sobre ela. E no terceiro aniversário de sua morte, Dexter, Maddy e Jasmine viajam para Edimburgo.

Um Dia está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile