Netflix

Veja por que Para Todos os Garotos que Já Amei é uma comédia perfeita

Para Todos os Garotos que Já Amei é um filme de 2018 da Netflix que é baseado no livro de mesmo nome de Jenny Han. A história é sobre Lara Jean Covey, uma garota meio coreana de 16 anos que escreve cartas de amor para suas paixões que ela nunca envia.

Um dia, alguém mandou cartas por ela, inclusive a endereçada ao ex-namorado de Margot, sua irmã mais velha. Para evitar o drama, ela pede a ajuda de um dos outros destinatários das cartas, Peter Kavinsky, para manter um relacionamento falso.

Eventualmente, os dois se apaixonam, e seu relacionamento é testado nos livros seguintes.

O tópico do namoro falso é usado de forma muito eficaz na saga como um todo, mas de forma mais clássica no primeiro filme. Para começar, Peter e Lara entram em um relacionamento falso porque estão tentando obter uma reação de outras pessoas.

Lara Jean quer que Josh pense que ela não tem mais sentimentos por ele e apenas evite ter que confrontar as palavras que ela escreveu para ele. Peter só quer deixar sua ex-namorada com ciúmes.

A partir daí, o tópico do namoro falso leva a todos os melhores momentos da comédia romântica, como grandes gestos e declarações públicas.

Ótima comédia romântica

Parte do que torna esse tópico do namoro falso tão divertido é permitir que esses dois personagens tenham momentos adoráveis ​​que o público pode desfrutar, como o giro de Peter em Lara Jean no refeitório, ao mesmo tempo que cria a oportunidade de um relacionamento mútuo de lamentação.

A ânsia mútua é outro assunto popular que é bem feito em Para Todos os Garotos que Já Amei, já que é claro que os dois personagens se apaixonaram, mas por causa de seu arranjo de namoro falso, nenhum deles percebe os verdadeiros sentimentos por trás da mentira.

A sequência do filme, Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, usa um elemento popular diferente do gênero da comédia romântica: o triângulo amoroso.

O triângulo amoroso é encontrado em um número significativo de comédias românticas, especialmente aquelas dirigidas ao público adolescente. No entanto, esse elemento no filme é menos emocionalmente satisfatório do que o tópico de namoro falso do primeiro filme porque, em um triângulo amoroso, alguém sempre se machuca.

No segundo livro, o triângulo amoroso é usado de forma mais eficaz como uma resposta ao namoro falso. Lara Jean é forçada a questionar o fundamento de seu relacionamento com Peter e compará-lo a um relacionamento potencial com John Ambrose McClaren.

O filme não tem o luxo de explorar os pensamentos e emoções mais íntimos de Lara Jean, o que torna o exercício menos satisfatório no geral. Em comparação, o tópico do falso namoro deixa os dois personagens felizes e juntos no final do filme, sem a bagagem de um coração partido que é um resultado direto dessa felicidade.

Para Todos os Garotos que Já Amei executa o tópico do falso namoro em um nível elevado em relação aos filmes que vieram antes dele, como Esposa de Mentirinha, porque os personagens estabelecem limites e expectativas muito claras para seu relacionamento falso, o que os deixa em igualdade. Eles são muito claros em suas intenções e, ainda assim, eles se apaixonam de qualquer maneira.

É cativante porque não só supera as probabilidades contra eles devido aos seus estilos diferentes, mas os personagens também superam os obstáculos que colocam para si mesmos de uma forma respeitosa e mutuamente benéfica.

Comédias românticas são populares porque o público gosta de ver as pessoas se apaixonarem e experimentar a alegria em uma versão elevada da realidade. As melhores comédias românticas estão próximas da realidade, mas têm um elemento romantizado.

Para Todos os Garotos que Já Amei faz exatamente isso com o tópico do namoro falso. É improvável que as pessoas realmente criem esquemas de namoro falsos na vida real, e provavelmente não serão tão elaborados como os encontrados em Uma Linda Mulher ou Muito Bem Acompanhada.

No entanto, se alguém se encontrasse em uma situação que só poderia ser resolvida por um relacionamento falso, provavelmente iria querer seguir o caminho estabelecido em Para Todos os Garotos que Já Amei.

Para Todos os Garotos que Já Amei e sua sequência, Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, estão disponíveis na Netflix.

Sair da versão mobile