Se você assistiu ao programa de Luciano Huck em 26 de outubro, sabe que a pergunta final do quadro Quem Quer Ser um Milionário foi sobre a origem da expressão Bluetooth. A resposta envolve um famoso Rei nórdico, que quase chegou a aparecer na série Vikings. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inusitada história; confira abaixo.
No programa, o participante resolveu parar e foi embora com o prêmio de 500 mil. A revelação da resposta deixou muitos espectadores da Rede Globo impressionados, já que a origem da tecnologia Bluetooth é pouco conhecida internacionalmente.
Criada pela empresa sueca Ericsson, a tecnologia Bluetooth ganhou o nome de um famoso Rei que unificou reinos e trouxe paz (embora apenas momentânea) para a Escandinávia: Harald Blåtand Gormsson, mais conhecido atualmente como Harald Bluetooth.
Mas atenção: não confunda a figura histórica com Harald Finehair, o personagem de Peter Franzén na produção épica Vikings.
Quem foi o Rei Bluetooth além de Vikings?
Harald Bluetooth ascendeu ao trono da Dinamarca no ano 958 D.C., e conseguiu anexar a Noruega de maneira pacífica ao território em 970.
Mas como é de costume nos povos Viking, a unificação durou pouco. Cinco anos após a união, a Noruega acabou invadida pelos germânicos e fugiu do controle do monarca.
A expulsão dos germânicos aconteceu apenas em 983. Pouco mais de três anos depois, o Rei Harald foi morto pelo próprio filho, Sweyn Forkbeard, que desejava aumentar o território da família com a anexação de partes da Inglaterra.
Devido à sua importância histórica, Harald se tornou uma das figuras mais conhecidas da Escandinávia. Com o tempo, o Rei passou a ser visto como um personagem mitológico, cujo legado é sentido até hoje nos países nórdicos.
Embora existam diversos registros históricos da trajetória de Harald, historiadores ainda debatem sobre a origem de seu apelido Bluetooth – que significa “dente azul”.
A teoria mais aceita afirma que o Rei tinha um dente podre, de coloração azulada, que teria originado o apelido.
Outra teoria afirma também que Harald sempre aparecia trajado de azul. Na época, a cor tinha a produção mais cara e só costumava ser utilizada pela nobreza.
Mas afinal de contas, por que o Bluetooth dos celulares ganhou o nome do Rei Harald? É só analisar a história do monarca para entender o raciocínio da empresa Ericsson.
Harald foi essencial para a unificação dos povos escandinavos, dando fim a guerras de séculos. A tecnologia da Ericsson, por sua vez, criou uma maior compatibilidade entre dispositivos e promoveu uma “unificação” de tecnologias.
O próprio logo do Bluetooth é uma referência direta ao Rei Harald, já que é formado pela junção de duas runas nórdicas: Hagall (para o H) e Berkanan (para o B).
No Brasil, Vikings está disponível no catálogo da Netflix. Em breve, a série deve ganhar também seu primeiro derivado – Vikings: Valhalla.