Netflix

Você verá o final de Dark com outros olhos na Netflix após ler isso

ALERTA DE SPOILERS

Dark acabou de forma bastante elogiada na Netflix. Porém, a terceira temporada da série esconde alguns segredos e referências a anos anteriores.

Ao reverem a temporada final, os fãs notaram que grande parte da terceira temporada é uma releitura do primeiro ano, mas no mundo alternativo. Isso trouxe ligações interessantes na história.

Uma ligação encontrada muda completamente o final. Não apenas isso, dá um grande significado para Dark.

Uma frase muito parecida é ouvida no primeiro episódio de Dark e depois na cena final. Ela envolve Jonas.

Como os fãs da Netflix podem lembrar, Dark acaba com Jonas e Martha salvando o filho de H.G. Tannhaus e a família dele. Com isso, o mundo original continuará a existir normalmente.

Ao fazerem isso, Martha e Jonas começam a desaparecer. Dark, então, corta para uma cena final.

Há um jantar no mundo original, em que Hannah, a mãe de Jonas, está grávida. Mas, como muitos personagens não existem nessa realidade, ela está casada com Wöller.

Durante a conversa, Hannah para e fica pensativa. A personagem diz que teve um déjà vu ao olhar para uma jaqueta amarela, a mesma usada por Jonas na série, e depois pela Martha da realidade alternativa.

A partir disso, ela conta um sonho estranho que teve na noite de anterior.

Significado do final de Dark

Para Hannah, parecia que ela viveu tudo aquilo. A personagem está certa, já que Dark estabelece o loop temporal e realidades alternativas acontecendo ao mesmo tempo.

Porém, o momento seguinte é que deixa tudo claro. Ao ser questionada sobre como vai chamar o bebê, a mulher diz que acha Jonas um nome bonito.

O final se conecta diretamente com um momento que Jonas e Martha compartilham na primeira temporada. Tudo isso antes dos dois saberem sobre tudo o que aconteceria.

A cena é por volta de 30 minutos do piloto. Martha diz que tem um déjà vu e explica que, “a floresta, as luzes, tudo parece que já aconteceu antes”.

Jonas, então, responde que, “Se o mundo é uma simulação, o déjà vu é um erro na matrix”. Martha sugere que pode ser “uma mensagem do outro lado”.

No momento de dizer o nome Jonas, na cena final, Hannah olha bastante para a jaqueta. Tudo indica que ela recebeu “uma mensagem do outro lado”.

“Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar”, diz a sinopse de Dark.

Todas temporadas da série estão na Netflix.

Sair da versão mobile