Uma nova série vem dando o que falar na Netflix, principalmente por sua trama envolvente e cheia de tensão. Criada por Ronnie Sandahl, a produção sueca chamada Voo Criminoso mostra um assalto no subúrbio de Estolcolmo e quais as consequências que essa ação tomou para todas as pessoas.
A medida que os detalhes são revelados, o espectador se envolve cada vez mais com as mentiras, intrigas e inúmeras emoções de cada lado da história, e deve garantir uma ótima maratona para quem está procurando.
O crime real que inspirou a série
Voo Criminoso é baseado em um crime real, que enganou as autoridades locais e se tornou um evento infame na história sueca. Segundo relatos, o roubo aconteceu em 23 de setembro de 2009, quando um grupo de ladrões apareceu no depósito da G4S em Västberga, em Estocolmo. Eles roubaram milhões e fugiram com o dinheiro enquanto as autoridades se mantinham de mãos atadas, afinal, o grupo planejou armadilhas táticas com bombas para desencorajar a perseguição da polícia.
O caso se tornou famoso mundo afora devido à sua meticulosidade, mostrando como os ladrões foram preparados para todas as eventualidades. Estradas foram construídas para evitar que carros de polícia os perseguissem, enquanto durante o roubo, eles forçaram a polícia a recuar sob a ameaça de submetralhadoras. Além disso, a tentativa audaciosa da gangue de usar um helicóptero como método de transporte tornou o roubo o primeiro a empregar tal tática na Suécia.
As autoridades conseguiram juntar as provas e detalhes do crime e prenderam cerca de dez pessoas que terim conexão com o roubo. No entanto, isso poderia representar apenas metade das pessoas envolvidas no crime. Sete dos dez presos foram condenados à prisão em outubro de 2010, enquanto os outros três foram inocentados de todas as acusações. O roubo teria sido planejado por Goran Bojovic, um homem suspeito de ter ligações com a unidade paramilitar sérvia, BIA Red Berets. Um mês antes do assalto, as autoridades sérvias teriam enviado uma transmissão à embaixada sueca alertando que um grupo de criminosos estava planejando um roubo em Estocolmo.
Um assalto espetacular e personagens incríveis
Ao adaptar a história real por trás do assalto, a produção mostra as camadas por trás das pessoas envolvidas no crime e as emoções da história em si. A série aposta num ritmo frenético enquanto mergulha em um evento extraordinário após o outro, focando nos mínimos detalhes que cercam cada personagem. Em uma entrevista, o criador da série afirmou que a narrativa ousada aposta nos aspectos maiores que a vida, permitindo que cada reviravolta pareça pessoal e emocionalmente envolvente.
A trama permanece consistente, até mesmo quando se desvia levemente de seu enredo central. A produção ainda mostra um olhar mais profundo sobre parceria, família, e adota uma honestidade em sua narrativa que é revigorante, mesmo que a trama central seja baseada em um crime. E esses momentos pessoais ajudam a dar corpo à narrativa e fornecem mais contexto a todos os aspectos da série, principalmente em torno do assalto.
Voo Criminoso já está disponível na Netflix.