Contém spoilers

Wandinha: Coisas que só os adultos notam na série da Netflix

Wandinha conquistou todos os públicos na Netflix

Jenna Ortega como Wandinha na série titular.
Jenna Ortega como Wandinha na série titular.

Embora seja recomendada para maiores de 16 anos, a série Wandinha conquistou o coração do público adolescente – e até mesmo infantil – na Netflix. Contudo, algumas das referências mais significativas da produção acabam passando despercebidas pelos espectadores mais jovens, sendo reconhecidas apenas pelo público adulto.

“Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos”, diz a sinopse de Wandinha.

Além de Jenna Ortega (X: A Marca da Morte) no papel principal, o elenco de Wandinha conta também com Catherine Zeta Jones (A Lenda de Zorro), Luis Guzmán (Narcos), Gwendoline Christie (Game of Thrones) e Riki Lindhome (Entre Facas e Segredos).

Listamos abaixo 7 coisas que só os adultos percebem na trama de Wandinha – veja se você as notou! (via Looper)

Quem é a Srta Thornhill?

Introduzida como uma professora gentil e amável, a Srta Thornhill – como os fãs de Wandinha já sabem – desempenha um papel essencial no desfecho da 1ª temporada. O que os espectadores mais jovens da série não perceberam é o fato da personagem ser interpretada por Christina Ricci.

E o que isso significa? Nos anos 90, Christina Ricci interpretou a própria Wandinha em dois filmes da família Addams. É ela quem protagoniza aquela icônica cena na qual Wandinha, vestida como Pocahontas, incendeia um acampamento de verão.

Wandinha é fã dos Rolling Stones

Em algumas das cenas mais bonitas da 1ª temporada de Wandinha, a protagonista titular aparece tocando seu cello. Mas ao invés de reproduzir famosas peças da música clássica, a personagem toca um cover de “Paint it Black”, uma icônica canção dos Rolling Stones.

Gravada originalmente em 1966, “Paint it Black” é uma das músicas mais famosas dos Rolling Stones, reproduzida à exaustão em inúmeros filmes, séries de TV e games. A letra da música também tem tudo a ver com Wandinha: “Paint it Black” significa “Pinte de preto”.

Os estalos de Wandinha

No segundo episódio de Wandinha, a protagonista faz de tudo para descobrir a verdade por trás do desenho encontrado após a morte de Rowan. Para isso, Wandinha se infiltra no esconderijo da Sociedade Nightshade, entrando no local com dois estalos.

Esses estalos, à primeira vista sem muita importância, fazem referência ao tema original de A Família Addams, no qual a música é intercalada por estalos contínuos. A canção é considerada uma das mais memoráveis da TV americana.

O visual de Yoko

Embora não tenha grande destaque na 1ª temporada de Wandinha, Yoko é uma das personagens mais estilosas da série. Yoko, vale lembrar, é uma vampira, e como as outras criaturas da noite, não suporta alho. É por isso que ela tem uma forte crise alérgica após comer pão de alho no segundo episódio.

Muitos fãs de Wandinha não perceberam, mas o visual de Yoko é bastante parecido com o de Yoko Ono – uma artista japonesa famosa por seu ativismo e por seu relacionamento com John Lennon (o vocalista dos Beatles). Assim como Yoko Ono, a Yoko de Wandinha tem longos cabelos lisos e usa óculos redondos para se proteger do sol.

Inspiração icônica

O 4º episódio de Wandinha conta com uma das cenas mais memoráveis da série. No momento em questão, a protagonista dança na rave da Escola Nunca Mais ao som de “Goo Goo Muck”. A cena também viralizou no TikTok com a música “Bloody Mary”, de Lady Gaga.

No mesmo episódio, Wandinha (e todos os outros estudantes da Nunca Mais) recebem um banho de sangue ao final do baile. A cena é uma inegável referência à sequência do baile em Carrie, a Estranha, um clássico de Stephen King que chegou aos cinemas em 1976.

A conversão de Enid

Enid, uma das personagens mais queridas de Wandinha, passa toda a 1ª temporada da série lidando com a constante pressão de sua família, simplesmente por ainda não ter completado sua transformação como lobisomem (ou ‘lobis-mulher’, nesse caso).

Em dado momento, a mãe de Enid insiste que a filha participe de um “Acampamento de Conversão de Lobisomens”. O momento é uma clara referência aos “programas de reconversão sexual” – aqueles terríveis métodos utilizados por fanáticos religiosos que propõem a “cura gay”.

A origem do Tio Chico

Na reta final da 1ª temporada de Wandinha, a protagonista recebe a visita do divertido Tio Chico, que nessa encarnação, é interpretado pelo comediante Fred Armisen (Saturday Night Live). Em Wandinha (e nos filmes da Família Addams), Chico é o irmão de Gomez. Porém, a verdadeira origem do personagem é bem diferente.

Na série original da Família Addams, exibida nos Estados Unidos durante os anos 60, Chico não é o irmão de Gomez, mas sim o tio de Mortícia (e consequentemente, o tio-avô de Wandinha). Nessa versão, o personagem é bem mais velho que sua encarnação mais conhecida.

A 1ª temporada de Wandinha está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile