Contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa.
Homem-Aranha: Longe de Casa é um evidente tributo ao Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel, ao passo que Tony Stark desempenhou um papel vital na vida de Peter Parker como o Cabeça de Teia.
Como Stark morreu em Vingadores: Ultimato, Jon Watts basicamente o transformou no Tio Ben do MCU, com Peter tendo de lidar com sua morte durante praticamente todo o Homem-Aranha: Longe de Casa.
Mas além disso há uma bela homenagem a um grande momento de Vingadores: Ultimato no novo filme do Aracnídeo.
Ele é digno
A cena em questão de Homem-Aranha: Longe de Casa traz Peter Parker, na luta contra os drones de Mysterio, balançando a parte superior de um poste, enquanto segura uma placa, a usando como escudo, na outra mão.
Trata-se de uma referência clara à cena de Vingadores: Ultimato em que o Capitão América utiliza o martelo do Thor junto de seu escudo para lutar contra Thanos.
Até mesmo a movimentação e postura de Peter Parker na cena emula esse momento de Ultimato e a trilha sonora de Michael Giacchino até traz nítidas similaridades às melodias de Ultimato.
Evidente que o Homem-Aranha não vence apenas usando essa tática, mas é o suficiente para abrir caminho até chegar ao Mysterio.
Curiosamente trata-se de uma cena com boa dose de metalinguagem, afinal, o Homem-Aranha não viu Steve Rogers lutar contra Thanos dessa forma em Vingadores: Ultimato, portanto trata-se apenas de uma homagem do diretor, Jon Watts, ao filme.
Outras referências
Essa, por sinal, não é a única referência a outros heróis, que não sejam o Homem de Ferro, em Homem-Aranha: Longe de Casa.
Em certo momento do filme, vemos Happy Hogan (Jon Favreay), usando um escudo medieval para tentar proteger os amigos de Peter, gritando “como o Capitão faz isso?”.
Outro ponto ocorre logo no início do filme, com a escola de Peter homenageando os Vingadores, como Hulk, Thor, Capitão América e Viúva Negra, em um vídeo.
Homem-Aranha: Longe de Casa já está em exibição nos cinemas.