Streaming

Por que The Walking Dead disse adeus na hora certa

The Walking Dead sempre foi uma série de HQs extremamente bem sucedida. Exatamente por isso, fãs ficaram chocados ao saber que a edição #193 da HQ seria a última, encerrando as tramas de todos os personagens em uma edição especial de mais de 70 páginas.

Robert Kirkman, o criador da série, escreveu uma carta afirmando que esse era o final que sempre quis contar. No entanto, a conclusão abrupta da série levanta uma questão importante: a saga foi encerrada por razões criativas ou financeiras?

Tendências recentes

O site ComicBook.com publicou uma interessante análise de vendas das HQs de The Walking Dead, e como a morte de Rick impactou o interesse do público.

The Walking Dead sempre foi considerada uma HQ “fácil de vender” pelos distribuidores. No entanto a análise das vendas de junho de 2018 a abril de 2019 revelou uma tendência preocupante. As vendas unitárias caíram 40.8%. A diminuição fez parte de uma redução constante que acontecia já há alguns meses.

Análise Geral

Para entender ainda melhor a razão pela qual as vendas de The Walking Dead diminuíram tão consideravelmente, o ComicBook.com expandiu sua análise para englobar as vendas desde 31 de outubro de 2010, data de lançamento da série The Walking Dead na TV, um evento que mudou consideravelmente o contexto envolvendo a HQ    .

A análise revelou que The Walking Dead se manteve segura em número de vendas durante grande parte da última década. Entre outubro de 2012 e abril de 2018, The Walking Dead vendeu aproximadamente 73 mil unidades de edições não-exclusionárias. Isso se aplica a coleções, assim como o primeiro volume “Days Gone Bye”, se estabelecendo entre 2.000 e 8.000 vendas por mês, isso sem contar os exemplares adquiridos em livrarias como a Barnes & Noble.

Dessa forma, a saga conseguiu manter um volume estável de vendas durante os últimos 10 anos, contando com apenas 2 mudanças realmente importantes. Um aumento expressivo em 2011 (com a série na TV) e a queda de 40.8% citada anteriormente.

O motivo

Como as vendas de The Walking Dead vieram caindo de maneira mais expressiva desde o lançamento da edição #180, em junho de 2018, vários motivos podem explicar o aumento no desinteresse dos fãs. Foi nesse período que as saídas de Andrew Lincoln e outros membros importantes do elenco de The Walking Dead foram anunciadas. Mesmo que as críticas à série tenham variado durante as temporadas da série, essa foi a primeira vez que isso se refletiu nas vendas das HQs.

The Walking Dead #180 também concluiu o arco “Admirável Mundo Novo”, e mudou radicalmente a direção da trama da HQ, introduzindo a Commonwealth, e focando mais nos aspectos da reconstrução da sociedade do que no terror de sobrevivência.

Dessa forma, o declínio da série na TV e a mudança do enredo da HQ foram ambos importantes para a diminuição do interesse dos fãs.

Conclusão

Após a morte de Rick Grimes, já havia ficado claro que The Walking Dead já estava chegando ao fim.

Com a diminuição das vendas, provavelmente o aspecto financeiro se uniu ao ímpeto criativo de Robert Kirkman, e o fim da saga foi proclamado.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.