É oficial: o estúdio MGM, a casa de James Bond – o 007, é agora da Amazon. O valor da compra é de US$ 8,45 bilhões (ou mais de R$ 44 bilhões).
As empresas fizeram o anúncio em 26 de maio. A MGM tem quase um século de história e agora faz parte do grupo que tem a plataforma de streaming Amazon Prime Video como grande atrativo.
A Amazon promete que “preservará a herança da MGM e o catálogo de filmes”. Apesar da compra, a empresa afirma que deve continuar usando o estúdio para grandes produções.
A MGM não é a casa apenas de James Bond, o 007. O estúdio também tem filmes como Rocky, de Sylvester Stallone, e A Pantera Cor-de-Rosa.
A aquisição da Amazon é mais uma da nova Hollywood. Ela acontece após a Disney adquirir a Fox e a AT&T fazer uma fusão entre Warner Bros e Discovery.
James Bond no streaming?
A pergunta que mais pode surgir é se 007: Sem Tempo para Morrer pode parar na Amazon Prime Video. Isso é bem improvável.
Apesar da compra, a Amazon terá que continuar uma relação com a Eon Productions. A produtora dos irmãos Barbara Broccoli e Michael G. Wilson divide os direitos da franquia com a MGM.
Como se sabe, a dupla praticamente controla os filmes de James Bond. Qualquer aprovação da franquia deve passar por eles. Assim, os novos longas de 007 devem continuar sendo exclusividade dos cinemas.
Em contrapartida, é possível que os antigos filmes se tornem grandes adições para o catálogo da Amazon Prime Video.
Sobre essas alterações e movimentações, as empresas ainda não se pronunciam. 007: Sem Tempo para Morrer tem previsão de estreia para 7 de outubro de 2021.