Adaptação

Entrevista com Vampiro é fiel aos livros? Veja 4 grandes diferenças

Série baseada nos romances de Anne Rice já está no Prime Video

Entrevista com o Vampiro
Entrevista com o Vampiro

A série Entrevista com o Vampiro ao Prime Video, mas ela e fiel ao romance de Anne Rice? Veremos abaixo.

“Uma reinvenção sensual e contemporânea do revolucionário romance gótico de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro acompanha a épica história de Louis de Pointe du Lac, Lestat de Lioncourt e Claudia – com amor, sangue e os perigos da imortalidade”, afirma a sinopse da produção.

Baseado no revolucionário romance gótico de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro acompanha Louis de Pointe du Lac (Jacob Anderson, de Game of Thrones), Lestat de Lioncourt (Sam Reid, de Belle) e Claudia (a novata Bailey Bass) em sua história épica de amor, sangue e os perigos da imortalidade, contada ao jornalista Daniel Molloy (Eric Bogosian).

Chateado com as limitações da vida de um homem negro na Nova Orleans de 1900, Louis acha impossível resistir à oferta do extravagante Lestat de uma fuga definitiva: juntar-se a ele como seu companheiro vampiro. Mas os novos e inebriantes poderes de Louis têm um preço violento, e a introdução da mais nova filhote de Lestat, a vampira infantil Claudia, logo os coloca em um caminho de décadas de vingança e expiação.

A série toma suas devidas liberdades criativas, puxando elementos dos livros seguintes de As Crônicas Vampirescas, de Anne Rice. Dessa forma, ela não é 100% fiel ao romance original. Vamos ver, abaixo, 4 grandes diferenças da série em relação ao livro.

Daniel em Entrevista com o Vampiro

Daniel Molloy Tem uma História Muito Maior

No romance de Rice, o entrevistador, Daniel Molloy, é um ouvinte relativamente passivo da história de vida de Louis de Pointe du Lac. Na série, Molloy agora desempenha um papel muito maior na narrativa.

Envelhecido e com uma atitude bastante sarcástica, Eric Bogosian interpreta Molloy como um homem que se reúne com Louis com uma motivação profissional e pessoal. Quando jovem repórter com problemas de vício, Daniel não conseguiu muito, nem se lembra muito, de sua primeira entrevista com o vampiro. Agora, 47 anos depois, Molloy tem Parkinson, então há um relógio palpável com relação à sua própria mortalidade.

Bogosian diz sobre seu personagem: “Ele está muito mais próximo de quem eu sou na vida real. Sou um veterano da minha vida e Daniel também. O que isso significa? Significa que quando Daniel/eu vou atrás da história, é com muito mais experiência, astúcia e sabendo como conseguir a história, como cortar qualquer tipo de duplicidade que Louis possa estar jogando em meu caminho. Evolui para uma luta entre nós dois, de eu tentando encontrar a verdade.”

Entrevista com o Vampiro

Da Plantação a Storyville

Os leitores do livro lembrarão que a narrativa de Rice sobre a origem de Louis começa em 1791 como proprietário de uma plantação de índigo na Louisiana. Desesperado pela morte de seu irmão, um suicida Louis conhece Lestat e é transformado em vampiro dentro da propriedade. Ele então luta para se alimentar de humanos e tenta viver de sangue animal até que o comportamento de Lestat leva os escravos a se revoltarem e incitarem uma revolta. Louis então incendeia a casa ancestral de sua família.

O showrunner Rolin Jones diz que em 2022 ele não estava interessado em contar uma história de plantação, então sabia que precisava encontrar um lugar e um tempo melhores para definir as origens de Louis. Ele escolheu o infame distrito da luz vermelha de Nova Orleans conhecido como Storyville. Um destino para jogadores e bebedores, sem mencionar um ponto de prostituição, Louis é um dos poucos empreendedores negros na área.

Após a morte de seu pai, Louis sustenta financeiramente sua mãe e dois irmãos adultos, mantendo sua vida de classe média alta através do sucesso de seu bordel.

Cena de Entrevista com o Vampiro

A Família de Louis

Enquanto a morte do irmão de Louis no livro de Rice é um momento que muda a vida do personagem, a série realmente dá à família de Pointe du Lac muito mais espaço na história e impacto na vida de Louis. Paul de Pointe du Lac (Steven Norfleet) é retratado como um católico devoto que tem sérios problemas com o pecado e o estilo de vida de Louis, e parece sofrer de doença mental.

O público o conhece antes dele fazer sua saída dramática do mundo bem na frente de Louis. Há também a mãe de Louis, Florence de Pointe du Lac (Rae Dawn Chong), que é uma matriarca gentil feliz em fechar os olhos para o estilo de vida de Louis até que Paul comete suicídio. Ela então culpa Louis por tudo que há de errado com sua família. E o amor de Louis por sua irmã, Grace (Kalyne Coleman), proporciona ao público um vislumbre do lado mais suave do homem que muitas vezes coloca uma fachada dura para existir em sua cidade.

O diretor Alan Taylor diz que a capacidade de Louis de compartimentar as duas metades de sua vida prepara o cenário para seu futuro vampírico.

“Louis vinha de uma família bastante abastada e é uma parte da história negra que não é muito representada”, diz Taylor (via SyFy) sobre como eles enquadram os de Pointe du Lac na série.

“Ele ir para as ruas e se tornar um cara durão que conseguia se sustentar no negócio em que estava era um pouco de performance para ele. Então, já há camadas em Louis, mesmo na parte inicial da história, que só se aprofundam com o tempo.”

Cena de Entrevista com o Vampiro

Lestat Ganha Voz

A estrutura narrativa inteira de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice é Louis contando sua história de vida a Molloy. E isso significa que o público aprende sobre Lestat apenas a partir da perspectiva do relacionamento longo, complicado e amargo de Louis com o vampiro que o transformou.

Para o showrunner Rolin Jones, essa era uma perspectiva que simplesmente não funcionaria para uma série de TV.

“Se seguíssemos a versão básica de Anne como um ponto de vista estrito, e Louis fosse apenas um amante rejeitado, essa seria uma maneira muito desconfortável de apresentar uma série”, Jones diz à SYFY WIRE. “Imagine dizer que a primeira temporada era totalmente uma mentira?”

É apenas nos outros romances de Rice que os leitores obtêm a perspectiva de Lestat sobre seu relacionamento, e fica claro que eles certamente têm pontos de vista diferentes sobre como as coisas aconteceram entre eles. Jones diz que ao dar mais agência a Lestat para contar sua própria história na série, o público obtém uma representação mais autêntica de Rice tanto de Louis quanto de Lestat, o que só ficou mais claro à medida que os romances As Crônicas Vampirescas foram lançados.

“Estou apenas tentando trabalhar de trás para frente a partir do que é nos romances tardios, e meio que canonizar isso e voltar e revisitar isso e dizer: ‘Ok, com o tempo extra que temos para contar a história, vamos vê-los realmente passar por todos os pequenos obstáculos e desafios de um relacionamento.'”

Entrevista com o Vampiro está disponível no Prime Video.

Sair da versão mobile