Controvérsia

Expatriadas: Por que série com Nicole Kidman é censurada em Hong Kong

Série da Amazon com cenas de protestos em Hong Kong não é exibida na cidade.

Nicole Kidman em Expatriadas
Nicole Kidman em Expatriadas

Expatriadas, nova série de estrelada por Nicole Kidman com cenas dos protestos pró-democracia em Hong Kong, estreou na Amazon Prime Video nesta sexta-feira, mas não pôde ser acessada na cidade chinesa onde parte dela foi filmada.

A série gira em torno da vida de três mulheres americanas – incluindo uma protagonizada por Kidman, que também é produtora executiva – em Hong Kong em 2014.

Criada pela cineasta sino-americana Lulu Wang, com base em um romance de 2016, os dois primeiros episódios foram listados como “atualmente indisponíveis” para espectadores em Hong Kong.

Segundo as primeiras análises da série, o penúltimo episódio, programado para ir ao ar em 16 de fevereiro, inclui cenas recriando a Revolução dos Guarda-chuvas de Hong Kong em 2014: uma ocupação de 79 dias das principais vias públicas em oposição às regras restritivas de eleição de Pequim.

O site do Prime Video na sexta-feira listou a disponibilidade da série como “mundial”.

O Departamento de Comércio e Desenvolvimento Econômico de Hong Kong disse que as leis de censura de filmes da cidade não se aplicam aos serviços de streaming.

Cinco anos após a Revolução dos Guarda-chuvas, Hong Kong viu novos protestos maciços e por vezes violentos, com manifestantes nas ruas pedindo por mais liberdade.

Pequim reprimiu a dissidência em 2020, impondo uma lei de segurança nacional em Hong Kong, que críticos afirmam ter afetado a liberdade artística e cultural da cidade, além de aumentar a censura.

Em 2021, Hong Kong também aprovou leis de censura proibindo transmissões que possam violar a lei de segurança nacional.

Censores desde então ordenaram que diretores cortassem cenas de seus filmes e recusaram permissão para outros serem exibidos.

Embora essas regras não cubram serviços de streaming, autoridades alertaram que as plataformas online ainda estão sujeitas à lei de segurança nacional, que criminaliza crimes amplamente definidos de subversão, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras.

Episódios de Os Simpsons, que satirizavam a repressão na Praça Tiananmen em 1989 e o trabalho forçado na China anteriormente foram encontrados como ausentes no serviço de streaming Disney+ em Hong Kong.

Expatriadas

Essa não é a única controvérsia envolvendo Expatriadas

Além disso, Expatriadas – filmado parcialmente em Hong Kong em 2021 – causou controvérsia quando Kidman foi autorizada a gravar cenas sem precisar seguir as regras de quarentena da Covid, que na época eram das mais rígidas do mundo.

Lulu Wang também se considera uma expatriada. Nascida em Pequim, na China, ela se mudou para Miami, nos Estados Unidos, aos seis anos de idade. Por isso, diz se identificar com as suas personagens, rostos estranhos em um lugar não necessariamente acolhedor.

Muitos dos temas da série, como herança cultural e a construção de um senso de comunidade, já haviam sido discutidos pela diretora em “A Despedida”.

Expatriadas está disponível no Prime Video.

Sair da versão mobile