Mistério

Mago Sombrio é o Saruman? Criadores de Os Anéis de Poder respondem

Personagem vivido por Ciarán Hinds dá as caras na 2ª temporada da série de O Senhor dos Anéis do Prime Video; veja quem ele pode ser

Ciarán Hinds como o Mago Sombrio
Ciarán Hinds como o Mago Sombrio

Alerta de spoilers

No segundo ano de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, vemos o Estranho – que na verdade é Gandalf – em Rhûn junto de Nori e Poppy. Essa região é assolada por alguém conhecido apenas como o Mago Sombrio. Mas quem é ele?

“Em uma época de paz, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”, diz a sinopse da série.

O elenco da série conta com Morfydd Clark, Lenny Henry, Robert Aramayo e Charles Edwards, interpretando os personagens principais.

Além dos nomes que integravam o elenco do primeiro ano, a série trará alguns novatos à franquia O Senhor dos Anéis.

Gabriel Akuwudike, Yasen ‘Zates’ Atour, Ben Daniels, Amelia Kenworthy, Nia Towle, and Nicholas Woodeson entram para a série do Prime Video, em papéis que ainda não foram divulgados.

Confira, abaixo, quem deve ser o Mago Sombrio em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.

Ciarán Hinds como o Mago Sombrio

Mago Sombrio é um dos Magos Azuis?

O final da primeira temporada revelou que o Estranho não é, de fato, a reencarnação de Sauron, mas sim um Istar, ou seja, um Mago enviado à Terra Média.

Há cinco Istari enviados à Terra Média, de acordo com O Senhor dos Anéis: Gandalf, Saruman, Radagast e os Magos Azuis, Alatar e Pallando.

Originalmente, pensava-se que todos os cinco Magos haviam chegado à Terra-média ao mesmo tempo, mas cartas de J.R.R. Tolkien sugerem que os Magos Azuis podem ter chegado mais cedo na Segunda Era do que os outros três.

Não sabemos muito mais sobre Alatar e Pallando além do fato de que eles foram enviados para o Sul e o Leste para interromper o trabalho de Sauron e nunca mais foram vistos ou ouvidos no Oeste.

Na carta 211 de Tolkien, ele diz sobre os Magos Azuis que “suspeito que eles tenham sido fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições ‘mágicas’ que sobreviveram à queda de Sauron”, embora em seus Últimos Escritos Tolkien mude o curso e sugira que eles conseguiram deter as forças de Sauron de alguma forma.

O lado bom da incerteza do destino dos Magos Azuis é que isso dá a Os Anéis de Poder muito espaço para explorar os Istari e sua conexão com Rhûn. Os pequenos vislumbres que vimos do Mago Negro até agora parecem sugerir que ele tem alguma ligação com os cultistas que vieram atrás do Estrangeiro no final da primeira temporada, o que está de acordo com parte da descrição de Tolkien sobre os Magos Azuis.

Assim sendo, embora não confirmado, é bastante provável que o Mago Sombrio seja um dos Azuis.

Também é possível que ele seja Saruman, mas improvável, já que o mago branco somente se corrompe após usar um dos palantír na 3ª Era.

Além disso, os próprios showrunners da série, J.D. Payne e Patrick McKay parecem ter descartado essa possibilidade.

“Vou dizer algo para que fique registrado. Considerando a história da Terra Média, seria muito, muito, muito improvável que ele fosse Saruman”, disse McKay à Vanity Fair. Payne acrescentou: “Se não for impossível”.

“O Mago das Trevas tem um papel importante a desempenhar nos acontecimentos da Terra-média e no desenvolvimento do nosso mago, que agora está se destacando”, acrescentou McKay. “Tom Bombadil disse a ele: ‘Você está destinado a enfrentá-lo’. E depois está destinado a enfrentar Sauron’. Portanto, o destino do Mago das Trevas não está decidido e seu nome ainda não foi divulgado, mas quase desafiaria as leis da gravidade e da física se fosse Saruman.”

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é exibido pelo Prime Video.

Sair da versão mobile