Em entrevista à Variety, o CEO da FX Networks, John Landgrafs, revelou que enxerga o futuro da televisão como um negócio global, liderado por alguns poucos gigantes da mídia, com recursos o suficiente para operar gigantescos serviços de streaming.
“Você pode ver ao menos quatro grandes companhias de mídia que irão perseguir agressivamente uma grande plataforma de streaming – Netflix, Amazon, Disney no futuro e AT&T-Time Warner”, disse Landgraf à Variety.
“Não acho que essas são as últimas combinações e não acho que sejam os últimos a entrarem na corrida. Não estou dizendo que o YouTube não fará séries originais, ou que o Facebook não está entrando no mercado. E você tem de acrescentar a Apple. Mas em termos de alguém dizer, ‘Okay, vamos investir o que precisar – 5 bilhões, 10 bilhões – existem quatro companhias. Seria surpreendente para mim, por exemplo, se a Comcast não acabasse criando uma grande plataforma de streaming”.
TODOS os novos filmes e séries que a Disney está preparando para seu serviço de streaming
A FX é conhecida por investir em pesquisa, para ter uma noção de quantas séries de ficção estão no ar nos EUA. A última contagem apontou 487 e crescendo.
“Enquanto essa titânica competição entre grandes companhias de mídia existir, e não enxergarmos o fim da corrida, acho que você verá esse tipo de grandes investimentos”, continuou Landgraf. “Mas acho que nossa indústria está diante da maior ressaca que já teve, independente de que ponto chegarmos no fim disso tudo”.
De fato, tanto a Amazon quanto a Netflix e Disney estão investindo pesado em suas plataformas. A AT&T-Time Warner não está muito atrás, já tendo anunciado inúmeras séries originais para o DC Universe, o serviço de streaming da DC, além de contar com o HBO Go.
Resta saber o quanto o mercado irá mudar quando a Disney lançar seu próprio serviço, em 2019.