Curiosidade

O Senhor dos Anéis: Sauron ficou muito mais tempo que você pensa com os elfos

Como Annatar, o vilão permaneceu influenciando os elfos por séculos

Annatar em O Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder
Annatar em O Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder | Amazon Prime Video

A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mostra Sauron, disfarçado de Annatar, influenciando os elfos em Eregion. Com isso, os anéis dos homens e dos anãos são criados. Embora a série tenha agilizado esses eventos, nos livros ele fica muito tempo dentre os elfos.

“Em uma época de paz, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”, diz a sinopse da série.

O elenco da série conta com Morfydd Clark, Lenny Henry, Robert Aramayo e Charles Edwards, interpretando os personagens principais.

Além dos nomes que integravam o elenco do primeiro ano, a série trará alguns novatos à franquia O Senhor dos Anéis.

Gabriel Akuwudike, Yasen ‘Zates’ Atour, Ben Daniels, Amelia Kenworthy, Nia Towle, and Nicholas Woodeson entram para a série do Prime Video, em papéis que ainda não foram divulgados.

Confira, abaixo, quanto tempo Sauron ficou em Eregion em meio aos elfos.

Celebrimbor em Os Anéis de Poder

Sauron ficou séculos em Eregion

Nos livros, Sauron passou cerca de 300 anos em Eregion sob o disfarce de Annatar. Ele chegou em Eregion por volta de 1200 da Segunda Era e só começou a forjar os Anéis de Poder no ano 1500.

Durante esses séculos, ele construiu sua confiança entre os Elfos, especialmente com Celebrimbor. Esse longo tempo foi necessário para que ele ganhasse a confiança dos Elfos, especialmente depois de ter falhado em conquistar a simpatia de Gil-galad, o líder de Lindon.

A série, no entanto, reduziu drasticamente esse período. Em Os Anéis de Poder, Sauron (na forma de Halbrand) apareceu em Eregion já no final da primeira temporada, e a segunda temporada continua logo em seguida, com os eventos acontecendo em semanas ou meses, em vez de séculos. Isso mostra como a série comprimiu a linha do tempo para manter o ritmo dramático.

Essa compressão fez sentido para o formato da série, já que acompanhar 300 anos da vida de Annatar em Eregion teria sido uma narrativa difícil de encaixar. A série equilibrou outros arcos importantes, como o de Adar e Númenor, e uma longa exploração do relacionamento entre Annatar e Celebrimbor poderia ter atrapalhado esse equilíbrio.

Na série, Sauron usou seu tempo de maneira eficaz em Eregion. Ele conseguiu plantar as sementes de sua influência na mente de Celebrimbor, o preparando para aceitar sua ajuda na criação dos Anéis de Poder. Embora o tempo tenha sido condensado, a série conseguiu mostrar a manipulação de Sauron de maneira convincente.

Nos livros, a transformação de Sauron em Annatar e sua enganação não são exploradas com tantos detalhes, mas a série aprofundou essa trama ao mostrar Halbrand se transformando em Annatar, com uma exibição intimidadora de poder. Isso foi essencial para acelerar a lealdade de Celebrimbor e explicar a aceitação rápida de sua influência.

Embora a série tenha adaptado a história de maneira diferente, Sauron cumpriu seu papel de forma eficaz, e a compressão da linha do tempo foi necessária para integrar sua ascensão ao poder com os outros enredos da série.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video.

Sair da versão mobile