Como qualquer adaptação, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder faz mudanças em relação ao material original. A série do Amazon Prime Video muda personagens, eventos e até a linha do tempo em si.
Algumas dessas mudanças incitaram a ira de alguns fãs, que passaram a cair em cima do seriado antes mesmo da estreia.
Dito isso, decidimos elencar as sete maiores mudanças realizadas por O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder em relação aos livros de J.R.R. Tolkien. Confira.
Linha do tempo
Os principais eventos da Segunda Era da Terra-média acontecem ao longo de milênios nos livros de J.R.R. Tolkien. Mas não é assim em Os Anéis de Poder.
A série do Prime Video condensa significativamente os acontecimentos, sem dúvidas para poder trabalhar com um elenco fixo interpretando os personagens que não são elfos. Por exemplo, Elendil e Isildur, nos livros, nascem mais de mil anos depois dos anéis de poder serem forjados.
Mithril
Uma das maiores mudanças da série diz respeito ao mithril. Nos livros trata-se de um minério extremamente resistente e leve como uma pluma, mas os Anéis de Poder garante mais importância ao material.
A série diz que ele se originou a partir de um conflito entre um elfo e um Balrog por uma Silmaril. Em meio à luta, a luz da Joia foi absorvida pelos minérios da montanha abaixo da árvore onde a Silmaril se encontrava, dando origem ao mithril.
Os Anéis de Poder ainda estabelece que o mithril é a esperança para os elfos conseguirem permanecer na Terra-média sem morrerem.
Adar
Adar é um personagem que não existe nos livros de Tolkien, portanto, por si só, já se trata de uma grande mudança.
Não bastasse isso, ele ainda comandou legiões de orcs, foi instrumental na criação de Mordor e ainda “matou” Sauron (sabemos que não é verdade, mas ao menos derrotou o Senhor do Escuro temporariamente).
O seriado também estabelece ele como o primeiro orc, ou uruk.
Balrog acorda
Balrogs marcaram forte presença na Primeira Era, como uma das criaturas mais terríveis a serviço de Morgoth. Nos livros, sabemos que um deles sobreviveu e, após ser despertado pelos anões de Khazad-dûm, levou esse reino dos anões à ruína.
Os Anéis de Poder mostra justamente esse Balrog acordando, mas isso só deveria acontecer na Terceira Era, milênios após os eventos da série. Dito isso, ainda é incerto se ele causará problemas para os anões logo agora, ou foi só um vislumbre da criatura.
Gandalf
O episódio final da série do Prime Video aparentemente confirma que o Estranho é Gandalf. O nome não chega a ser dito explicitamente, mas ele diz a mesma frase que fala milênios depois para Merry em O Senhor dos Anéis.
Nos livros, Gandalf chega na Terra-média apenas na Terceira Era, portanto essa é outra grande mudança feita em Os Anéis de Poder.
Halbrand é Sauron
Os livros de J.R.R. Tolkien dizem que Sauron disfarçou-se como Annatar, o Senhor dos Presentes, durante a Segunda Era, ensinando os elfos a criarem os anéis de poder.
A série do Prime Video muda isso e o nome Annatar ainda não foi mencionado. Ao invés disso, ele se disfarça como um humano chamado Halbrand e até engana Galadriel, que, nos livros, jamais é enganada por Sauron e seus disfarces.
Criação dos anéis
Outra mudança significativa é na criação dos Anéis de Poder. Vemos no episódio final da primeira temporada que Celebrimbor forja os três anéis dos elfos.
Nos livros, no entanto, os três são forjados apenas depois dos outros anéis (sete para os anões e nove para os homens). Isso é importante porque eles foram criados sem interferência de Sauron, que até se irrita com esse fato.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video.