Não é Saruman!

Os Anéis de Poder: Criadores confirmam teoria sobre Mago Sombrio que é um grande alívio


Criadores afirmam que Mago Negro não se transformará em Saruman. Mas será mesmo?

Os Anéis de Poder: Criadores confirmam teoria sobre Mago Sombrio que é um grande alívio


Os criadores da série de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder negaram veemente uma teoria sobre o Mago Negro que vinha se espalhando entre os fãs, principalmente após a revelação de Gandalf na 2ª temporada.

Após duas temporadas estabelecendo os personagens, o 2º ano da produção revelou a identidade de O Estranho, mesmo que grande parte do público já soubesse que se tratava de Gandalf.

Porém, a temporada também introduz mais um mago sem nome, dessa vez apelidado de Mago Negro. Dada a semelhança e também a vilania do personagem, muitos fãs especulam que ele é, na verdade, Saruman.

Em uma dinâmica de perguntas e respostas do Reddit com os criadores J.D. Payne e Patrick McKay, a dupla frisou que esse não será o mesmo personagem. “Acho difícil dizer que algo é 100% certo, mas não temos planos ou intenções de que ele seja Saruman. Sabemos que há cinco magos mencionados em O Senhor dos Anéis. Um deles é Saruman e o outro Gandalf, temos também Radagast, e mais outros dois. A ideia é que ele seja um desses outros dois”, afirmou McKay.

J.D. Payne aproveitou também para dizer que seria difícil logicamente que ele fosse Saruman, afinal, ele seria um mago maligno com quem Gandalf estava interagindo e lutando na Segunda Era. “Ele teria que se tornar bom novamente e recuperar a confiança de Gandalf, para depois se tornar mau e traí-lo novamente”.

Não há motivos para Saruman aparecer em Anéis de Poder

O que fez a série se tornar um sucesso foram os elementos narrativos que não estão na trilogia de filmes de Peter Jackson, dando mais profundidade ao material trabalhado.

Isso não quer dizer que não haja espaço para Gandalf ou os Harfoots, mas incorporar elementos de O Senhor dos Anéis para conquistar o público pode se tornar um “feitiço contra o feiticeiro”.

Por exemplo, o conflito entre Elfos e Orcs que aparecem na 2ª temporada, junto com a dinâmica entre Annatar e Celebrimbor são totalmente diferente dos filmes e dão mais camadas para a série. O mesmo pode ser dito para a trama de Númenor, que está tomando uma direção cada vez mais emocionante. Olhando por esse lado, não há propósito para o retorno de Saruman.

Ter Saruman como vilão na Segunda Era não faz sentido

Saruman em O Senhor dos Anéis
Saruman em O Senhor dos Anéis

Se ter Gandalf na Segunda Era já pode soar exagerado para alguns, Saruman faria menos sentido ainda. Todo o arco do personagem passa por como ele era tido como um aliado de Gandalf até o momento de sua traição em A Sociedade do Anel, onde sua percepção de poder é tão distorcida que ele acredita que não há nenhuma forma de derrotar Sauron, e acaba se juntando a ele.

Como J.D. Payne reforçou, isso seria apenas forçar algo que não faz sentido estar ali, sem qualquer coerência com a história.

A introdução de um Mago Azul?

Dos cinco magos, três tem papéis essenciais em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas os dois restantes ainda não foram desenvolvidos em nenhuma produção. Payne e McKay sugerem que o Mago das Trevas será um desses personagens, embora não se saiba muito sobre nenhum deles para determinar concretamente quem ele será. Porém, essa seria uma reviravolta muito mais interessante do que apenas mostrá-lo como Saruman.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.