Explicamos

Os Anéis de Poder: O que é a coroa de Morgoth

Objeto tem importância na 2ª temporada da série de O Senhor dos Anéis do Prime Video

Adar e Sauron em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Adar e Sauron em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Amazon

A segunda temporada de Os Anéis de Poder revela que a coroa de Morgoth passou para Sauron, levantando questionamentos sobre a origem desse artefato e seu papel dentro da trama da série do Prime Video.

Embora o elenco de Os Anéis de Poder inclua vários personagens originais, muitos elementos de suas histórias são tirados diretamente do Legendário de Tolkien. Desde a história de Morgoth e Sauron até outros personagens, como Elrond e Galadriel, os personagens de Tolkien em Os Anéis de Poder fornecem as maiores pistas sobre as histórias dos livros originais do autor.

As principais referências a essa história, de antes da Segunda Era da Terra-média, aparecem no prólogo de Os Anéis de Poder, temporada 1, episódio 1. A Guerra da Ira é o foco principal desses flashbacks, detalhando a derrota final de Morgoth por uma força combinada de elfos, homens e Valar. Dada sua descrição nos livros de Tolkien, Sauron e Morgoth são dois vilões de O Senhor dos Anéis que estão intimamente conectados.

Curiosamente, Os Anéis de Poder reforça essas conexões ao revelar que a coroa de Sauron já pertenceu a Morgoth, um artefato com uma história profunda.

A referida Guerra da Ira foi, apesar do nome, uma única batalha que encerrou a Guerra das Grandes Jóias. As jóias em questão são as Silmarils, três jóias de pura luz consideradas os objetos mais belos de toda a Terra-média e desejadas por muitos. O próprio Morgoth cobiçava as Silmarils e, por isso, travou guerra contra o reino de Valinor para obtê-las. Ele conseguiu roubá-las, levando as jóias de volta para a Terra-média.

Eventualmente, Morgoth forjou a Coroa de Ferro durante a Primeira Era. Ele decorou a coroa com as Silmarils e frequentemente se recusava a tirá-la. Assim, a Coroa de Ferro se tornou um símbolo do poder e dos desejos de Morgoth, pois as Silmarils continuavam sendo cobiçadas por homens, elfos, anões e Valar em toda a Terra-média.

Até a criação dos 20 Anéis de Poder de O Senhor dos Anéis, as Silmarils eram considerados as maiores criações da Terra-média, devido ao impacto que tiveram na Primeira Era.

Coroa de Morgoth em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Coroa aparece na 2ª temporada de os Anéis de Poder

Na segunda temporada de Os Anéis de Poder, episódio 6, é confirmado que a Coroa de Ferro de Morgoth foi eventualmente passada para Sauron. A coroa foi usada por Adar na tentativa de assassinar Sauron mostrada no episódio 1 da temporada 2 e aparece novamente no acampamento de Adar no episódio 6. Isso marca uma grande mudança em relação às obras de Tolkien, que estabeleciam uma história muito diferente para a Coroa de Ferro.

Nos romances de Tolkien, é mencionado que Morgoth foi lançado no Vazio Atemporal após a Guerra da Ira, para nunca mais voltar. Para mantê-lo afastado da Terra-média, ele foi acorrentado com várias correntes ligadas a um colar em volta do pescoço. Esse colar teria sido forjado a partir da Coroa de Ferro, o que significa que o símbolo do antigo poder de Morgoth agora serve como um meio de mantê-lo preso. Assim, o aparecimento da Coroa de Ferro na linha do tempo de Os Anéis de Poder marca uma mudança no cânone de Tolkien.

Apesar da mudança no cânone de Tolkien, a segunda temporada de Os Anéis de Poder dá à Coroa de Ferro de Morgoth uma razão para existir. O programa estabelece que a coroa tem um poder não especificado, o que faz sentido. Afinal, a Coroa de Ferro de Morgoth era capaz de conter as Silmarils, e as próprias jóias tinham um poder oculto sobre todos os seres vivos.

Em Os Anéis de Poder, Adar menciona que a coroa de Morgoth tem o poder de derrotar Sauron. Isso foi destacado no episódio 1 da temporada 2, quando Adar usou a coroa para apunhalar Sauron. Dado o status de Sauron como Maiar, espadas comuns dos Uruks não deveriam matá-lo, como acontece nesta cena. No entanto, com Os Anéis de Poder estabelecendo os poderes especiais da coroa de Morgoth, faz sentido que a tentativa de Adar contra Sauron tenha diminuído o poder deste por séculos. Agora, Adar pretende usar a Coroa de Ferro para matar Sauron mais uma vez.

Nas obras de Tolkien, a coroa de Morgoth representa o poder puro. Embora também personificasse suas fraquezas, como orgulho e arrogância, ela simbolizava seu poder. A coroa, combinada com as Silmarils, mostrava que Morgoth era o ser mais poderoso da Terra-média e que apenas a força combinada de elfos, homens e Valar poderia derrotá-lo na Guerra das Grandes Jóias.

Em Os Anéis de Poder, a coroa representa algo semelhante. Dado que a coroa de Morgoth estava sendo usada por Sauron como uma forma de mostrar a Adar e aos Uruks que ele é o sucessor de Morgoth, o simbolismo do poder permanece.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video.

Sair da versão mobile