Explicamos

Os Anéis de Poder: O que é o Fogo Secreto e qual a conexão com Gandalf

Conceito é mencionado durante a 2ª temporada da série do Prime Video

O Estranho em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
O Estranho em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

A segunda temporada de Os Anéis de Poder faz menção direta Fogo Secreto. Vamos ver o que isso quer dizer e qual a conexão a Gandalf.

“Em uma época de paz, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”, diz a sinopse da série.

O elenco da série conta com Morfydd Clark, Lenny Henry, Robert Aramayo e Charles Edwards, interpretando os personagens principais.

Além dos nomes que integravam o elenco do primeiro ano, a série trará alguns novatos à franquia O Senhor dos Anéis.

Gabriel Akuwudike, Yasen ‘Zates’ Atour, Ben Daniels, Amelia Kenworthy, Nia Towle, and Nicholas Woodeson entram para a série do Prime Video, em papéis que ainda não foram divulgados.

Tom Bombadil em Os Anéis de Poder
Tom Bombadil em Os Anéis de Poder

O Fogo Secreto explicado

O Fogo Secreto, também chamado de Chama Imperecível, é a essência e o poder da criação em O Senhor dos Anéis. É a força que dá aos seres vivos e sencientes a capacidade de livre arbítrio, e a verdadeira vida não pode ser criada sem ele.

O deus de O Senhor dos Anéis, Eru Ilúvatar, era o único ser capaz de manejar a Chama Secreta, pois se diz que ela é parte dele — ele é a Chama Imperecível, e a Chama Secreta é ele. Ilúvatar enviou essa chama ao núcleo da terra também. Assim, não apenas ela ardia como parte do fëar (alma) de cada ser vivo, mas servia como a alma ardente do mundo em si.

Sempre foi claro que o Fogo Secreto está intrinsicamente conectado ao conceito de alma em O Senhor dos Anéis, mas muito sobre essa força ainda é um mistério.

Isso naturalmente permite que Os Anéis de Poder tenha espaço para liberdade criativa. Tom Bombadil sugere na segunda temporada, episódio 6, que o Fogo Secreto é algo como a voz de um deus, que pode ser ouvido de dentro por aqueles prontos para ouvi-lo. Além disso, o Velho Tom implica que essa chama é o que dá aos magos sua magia. Embora isso nunca tenha sido confirmado por Tolkien, faz algum sentido.

Como todas as coisas vêm de Ilúvatar em O Senhor dos Anéis, e o Fogo Secreto é de Eru, é razoável afirmar que é daí que vem o poder do Estranho e de outros magos.

Tom Bombadil sugere em Os Anéis de Poder que o Estranho só terá acesso fluido à magia quando entender que não é o mestre do Fogo Secreto, mas que a Chama é o mestre dele.

Isso é exatamente o que Gandalf disse ao enfrentar o Balrog em A Sociedade do Anel. Ele ordenou à besta — que teria sido uma Maia como ele e outros magos — que recuasse, chamando a si mesmo de “servo do Fogo Secreto”:

“‘Você não pode passar,’ disse ele. Os orcs ficaram parados, e um silêncio mortal caiu. ‘Eu sou um servo do Fogo Secreto, portador da chama de Anor. Você não pode passar. O fogo das trevas não lhe servirá, chama de Udûn. Volte para a Sombra! Você não pode passar.'”

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.