Recapitulando

Os Anéis de Poder: O que você precisa saber antes de assistir à 2ª temporada

Relembre tudo que aconteceu na 1ª temporada da série de O Senhor dos Anéis

Cartaz de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Cartaz de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

A 2ª temporada de Os Anéis de Poder estreia nesta semana no Prime Video. Como já se passaram dois anos desde o fim da primeira temporada, é normal que muitos tenham esquecido de alguns eventos chave. Vamos lembrar deles.

Na primeira temporada, a elfa Galadriel tentou encontrar o senhor das trevas Sauron, mas acabou descobrindo que o misterioso companheiro de viagem que ela conheceu durante um naufrágio não era um rei perdido das Terras do Sul, mas o próprio Sauron. Enquanto isso, outro elfo chamado Celebrimbor forjou três dos anéis de poder para tentar evitar que os elfos perdessem sua imortalidade.

Em outro lugar, um homem misterioso caiu do céu; os homens do reino marítimo de Númenor discutiram sobre quem deveria ser seu governante; e um vilão chamado Adar fez o Monte Doom entrar em erupção.

Vamos mergulhar nesses eventos de forma mais detalhada, abaixo.

Charlie Vickers como Halbrand

Halbrand foi revelado como Sauron

Durante grande parte da primeira temporada, um homem chamado Halbrand (Charlie Vickers) basicamente dava uma de Aragorn. Ele tinha cabelos longos e esvoaçantes e roupas estrategicamente sujas. Ele flertava com uma elfa (neste caso, Galadriel, não Arwen). Ele até alegou ser descendente do Rei das Terras do Sul, mas resistiu a assumir seu título de direito — assim como Aragorn hesitou em aceitar sua herança.

Infelizmente para Galadriel (Morfydd Clark) e toda a Terra-média, Halbrand não era o verdadeiro Rei das Terras do Sul, mas Sauron disfarçado. Depois que Galadriel confirma que a linha de reis das Terras do Sul chegou ao fim, Sauron revela sua verdadeira identidade a Galadriel e oferece torná-la rainha de seu reino maligno. Ela recusa a oferta, e Sauron foge para Mordor.

Os planos de Sauron para Mordor ainda são incertos. Um vilão chamado Adar (Joseph Mawle na primeira temporada, com Sam Hazeldine assumindo o papel na segunda temporada) liderou os orques na batalha contra os homens das Terras do Sul na primeira temporada. Depois de ser capturado, Adar disse a Galadriel durante um interrogatório que ele matou Sauron. Obviamente, ele não conseguiu, já que Sauron está de volta (em uma forma que Adar não reconheceu). Provavelmente, Sauron está indo para Mordor para matar Adar ou convencê-lo a se juntar ao seu lado.

Sabemos pelo trailer da segunda temporada que Sauron eventualmente retorna à forja de Celebrimbor na terra élfica de Eregion e trabalha com ele em anéis adicionais de poder para anãos e homens. Ele reentra em Eregion sob o disfarce de Annatar (que se traduz como “senhor dos presentes”).

Morfydd Clark como Galadriel

Haverá consequências por Galadriel ter sido enganada por Sauron

Galadriel começou a primeira temporada como um alerta para o perigo iminente. Ela tentou dizer aos seus companheiros elfos que Sauron ainda estava vivo, mas ninguém acreditou nela. Sauron matou o irmão de Galadriel durante a guerra entre os elfos e Morgoth, o próprio mal encarnado e antigo mestre de Sauron. Galadriel esperava vingar a morte de seu irmão matando Sauron.

Ao final da primeira temporada, Galadriel percebeu que Sauron a enganou. Daqui para frente, a conexão de Galadriel com Sauron a prejudicará ou lhe dará uma visão valiosa?

Celebrimbor, Galadriel e Halbrand em Os Anéis de Poder

Celebrimbor criou três anéis de poder

Os elfos estavam perdendo sua imortalidade, mas Celebrimbor, o mestre artesão élfico, descobre que pode usar o metal ultra-raro mithril para ajudar a prolongar suas vidas. Outro elfo, Elrond (Robert Armayo), convence seu amigo, o príncipe anão Durin (Owain Arthur), a extrair mithril das minas de Moria (Khazad-dûm) para os elfos. Isso acaba sendo uma péssima ideia, pois começa a despertar o Balrog, com quem Gandalf luta em O Senhor dos Anéis.

De qualquer forma, Celebrimbor inicialmente planejava fazer uma coroa de mithril que o Alto Rei dos Elfos Gil-galad pudesse usar. Mas quando Galadriel descobriu que seu bom amigo Halbrand era na verdade o senhor das trevas, ela percebeu que ele poderia usar tal coroa para aumentar seus próprios poderes e governar a Terra-média. Ela decidiu não contar aos outros elfos sobre a verdadeira identidade de Halbrand porque, então, eles poderiam não usar o mithril. Em vez disso, ela propôs que fizessem três anéis em vez de uma coroa, espalhando assim o poder.

Esses anéis élficos não contêm uma parte de Sauron dentro deles e, portanto, não são tão perigosos quanto o Um Anel que Sauron criará mais tarde.

Rei Anão em Os Anéis de Poder

Os elfos precisam de mais mithril dos anãos para criar mais anéis

O príncipe anão Durin ajuda os elfos e seu velho amigo Elrond a cavar em busca de mithril nas minas de Khazad-dûm, embora o pai do príncipe Durin, o rei Durin (Peter Mullan), proíba. O rei Durin deserdou o príncipe Durin como resultado.

Os elfos usaram aquele mithril para criar os três primeiros anéis. Sabemos que Celebrimbor forjará mais anéis de poder para anãos e homens (com a ajuda de Sauron, embora Celebrimbor não saiba que é o senhor das trevas que o ajuda). Portanto, Celebrimbor — ou Sauron — terá que convencer os anãos a arriscar suas vidas cavando o precioso metal para fazer mais anéis.

Joseph Mawle como Adar

Adar transformou as Terras do Sul em Mordor

Grande parte da primeira temporada se passa nas Terras do Sul, onde vivem homens que uma vez se aliaram ao senhor do mal Morgoth. Mas, como escolheram o lado errado na guerra, os elfos ainda vigiam esses homens para que eles não tentem fazer alguma travessura novamente. Em uma dessas cidades vive uma mulher chamada Bronwyn (Nazanin Boniadi) e seu filho Theo (Tyroe Muhafidin). Bronwyn tem um romance com um elfo chamado Arondir (Ismael Cruz Córdova). Arondir é capturado por alguns orques que estão invadindo as Terras do Sul, mas felizmente tem poderes de luta ao nível de Legolas e é capaz de escapar e tentar ajudar os habitantes das Terras do Sul a lutar contra os orques invasores.

Os orques seguem um vilão chamado Adar, que se revelou como um elfo torturado. Os orques chamam Adar de “pai”. É possível que ele tenha ajudado a criar os orques quando era um servo de Morgoth. Adar leva os orques às Terras do Sul para lutar contra os homens que lá vivem. Arondir e Bronwyn tentam ajudar o povo a lutar contra Adar e os orques, mas Adar acaba conseguindo pegar uma espada mágica e enfiá-la em uma pedra que canaliza água para as montanhas circundantes.
A água desencadeia a erupção de um vulcão nas montanhas — o vulcão que, ao que parece, é a Montanha da Perdição. Adar e seus orques renomeiam as Terras do Sul como Mordor. Portanto, é uma má ideia visitar essa área em um futuro próximo.

Elendil em Os Anéis de Poder

Os Númenorianos marcham para a guerra

Númenor é a terra dos homens, uma ilha entre a Terra-média e as Terras Imortais dos Elfos. Os númenorianos são descendentes dos homens que lutaram ao lado dos elfos na última guerra. Como recompensa, esses homens receberam uma vida longa — embora não imortal — e foram para uma bela ilha. Mas muitos númenorianos se ressentem dos elfos, que são imortais, e acreditam que os elfos estão roubando seus empregos.

Como resultado, Númenor é liderado por um rei do tipo nacionalista. Mas o rei não está bem, então a rainha regente Míriel (Cynthia Addai-Robinson) está no comando. A rainha leva o exército númenoriano para a Terra-média para lutar contra Adar, os orques e seus homens. Embora eles ajudem a vencer uma batalha, Adar acaba fazendo o Monte Doom entrar em erupção, destruindo uma grande parte da Terra-média e matando muitos númenorianos. A rainha Míriel também perde a visão.

No final da temporada, Elendil (Lloyd Owen), um dos capitães númenorianos, leva a rainha Míriel de volta para Númenor. Ele leva um dos sobreviventes das Terras do Sul com ele, um jovem chamado Isildur (Maxim Baldry). No entanto, Isildur é aparentemente morto em uma erupção de lava. Isildur é, é claro, um personagem importante de O Senhor dos Anéis, então sabemos que ele não morreu e provavelmente voltará para Númenor.

A temporada termina com Elendil e Míriel de volta em Númenor, de luto por seus companheiros caídos. A filha de Elendil, Eärien (Ema Horvath), também está de luto pela morte de seu irmão. Acontece que o rei doente de Númenor morreu enquanto a rainha Míriel estava fora, então a população está prestes a entrar em guerra sobre quem deve herdar o trono.

Há também a questão do Palantír, a Pedra Vidente que foi brevemente mostrada na primeira temporada. O Palantír é uma pedra que permite aos usuários ver outros Palantír e ver o futuro. O falecido rei, que se perdeu na história de Númenor, mencionou que havia um Palantír escondido em algum lugar da ilha, mas ninguém o encontrou.

O Estranho em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Um mago misterioso caiu do céu

Por fim, há o homem misterioso conhecido como o Estranho (Daniel Weyman), que caiu do céu em uma bola de fogo. Ele foi encontrado por alguns pés-peludos — ancestrais dos hobbits que viveram na Terra-média muito antes da era de Frodo e Sam.

Ele estava ferido e desmemoriado quando os pés-peludos o encontraram. Eles o ajudaram a curar e, lentamente, ele começou a desenvolver alguns poderes mágicos. Ele foi perseguido por um grupo de bruxas que acreditavam que ele era um ser maligno e o chamavam de Sauron. Mas, ao final da temporada, o Estranho derrotou essas bruxas com magia e disse a seus companheiros pés-peludos que ele é um Istar, uma palavra élfica para mago. Ele e a pé-peludo Nori (Markella Kavenagh) partem para encontrar seu verdadeiro destino. Não sabemos quem é esse mago, mas provavelmente ele é um personagem familiar de O Senhor dos Anéis, como Gandalf ou Saruman.

Alguns fãs de Tolkien suspeitam que ele seja um dos Magos Azuis, dois magos que nunca aparecem em O Senhor dos Anéis, mas são mencionados brevemente por Tolkien como os seres que viajavam para o Leste e “construíram uma paz duradoura” com os homens que viviam lá. Dado que esse personagem e Nori estão viajando para o leste na segunda temporada, ele pode muito bem ser um dos Magos Azuis.

Muitos pés-peludos morreram tentando ajudar esse estranho. Poppy (Megan Richards), uma pé-peludo que tinha uma queda pelo mago, decidiu ficar para trás, mas pode voltar para a segunda temporada.

A 2ª temporada de Os Anéis de Poder estreia em 29 de agosto no Prime Video. Veja o trailer da 2ª temporada, abaixo.

Sair da versão mobile