Um dos maiores mistérios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder diz respeito à identidade do Estranho. Afinal, quem é esse mago? Há algumas dicas, que nos permitem inferir a informação.
No fim da 1ª temporada, é revelado que ele é um Istar, um mago. Os magos originalmente são Maiar, espíritos tal como Sauron e os Balrogs, mas esses não foram corrompidos por Morgoth.
Os istari foram enviados pelos Valar a fim justamente de auxiliar a derrubada do segundo senhor do escuro.
Alguns detalhes, no entanto, revelam que o Estranho não é qualquer Istar e sim um muito conhecido pelos fãs de O Senhor dos Anéis.
O Estranho é Gandalf?
No fim da 1ª temporada, Nori e o Estranho decidem ir à Rhûn, onde devem descobrir mais sobre a missão e propósito dele. Nori não sabe o caminho e, portanto, cabe ao Estranho guiá-la. Ele também não tem certeza, mas decide que o caminho certo é seguir o cheiro doce no ar e diz:
“Em caso de dúvida, Elanor Brandyfoot, sempre siga seu nariz”.
Essa é uma frase dita por Gandalf a Merry em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: “Em caso de dúvida, Meriadoc, sempre siga seu nariz”.
Além disso, na segunda temporada, ele está em busca de um cajado e Nori se refere ao objeto como “gand”, uma palavra em nórdico antigo, que significa varinha, ou cajado. Pode ser uma forma da série indicar que o Estranho é Gandalf.
Há também a conexão dele com fogo, que está presente desde a 1ª temporada. Vale lembrar que Gandalf é servo do Fogo Secreto, algo que ele até diz quando confronta o Balrog em A Sociedade do Anel.
Por fim, na 2ª temporada ele é chamado de “Grand Elf” (grande elfo), o que é muito similar a Gandalf.
Dito isso, tudo pode ser uma forma da série nos despistar em relação à verdadeira identidade dele. Pode ser que ele seja um dos magos azuis, por exemplos. Resta esperar para ter a confirmação.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está disponível no Amazon Prime Video.