O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mostrará a criação de mais dos anéis titulares na 2ª temporada, mas, além disso, terá um artefato de profundo significado para os povos e a história da Terra-Média.
Recentemente, Peter Mullan, que interpreta o rei Durin III na série do Prime Video, disse (via Deadline) que ganhará um colar nos novos episódios.
“Há mais anéis; a série é chamada Os Anéis de Poder”, brincou Mullan. “Talvez eu ganhe um novo colar, quem sabe”.
O comentário pode passar despercebido por quem não conhece a mitologia criada por J.R.R. Tolkien. Mas quem já leu O Silmarillion sabe da existência de um colar bem importante: o Nauglamír.
Mas o que é exatamente o Nauglamír e qual a história dele? Veremos isso, abaixo.
A história e a importância do Nauglamír
Antes dos 20 anéis (3 dos elfos, 7 dos anões, 9 dos homens e 1 do Senhor do Escuro) terem sido forjados por Sauron e os Elfos, as principais joias na Terra-média são chamadas de Silmarils. Essas são três joias sagradas forjadas por Fëanor – tio de Galadriel, a partir da luz das árvores de Valinor.
Toda a história da Primeira Era da Terra Média é em grande parte gasta lutando por essas três joias. Na maior parte desse tempo, eles são possuídos pelo Senhor das Trevas original, Morgoth, mas eventualmente, uma é recapturado e incorporado em outra peça icônica de joias da Primeira Era chamada Nauglamír, também conhecida como o “Colar dos Anões”.
O Silmarillion descreve essa criação dos Anões como “o mais famoso de seus trabalhos nos Dias Antigos”. O livro descreve ainda o fio carregado de joias assim: “Era uma carcaça de ouro, e nela havia pedras preciosas de Valinor; mas tinha um poder dentro de si, de modo que repousava levemente sobre seu portador como um fio de linho, e qualquer que fosse o pescoço que apertasse, sentava-se sempre com graça e amabilidade.”
O Nauglamír é uma joia altamente cobiçada feita por anões para Finrod (irmão de Galadriel que mais tarde é morto por Sauron).
Curiosamente, O Silmarillion afirma especificamente que era a posse mais amada de Finrod de todos os seus tesouros. Após a morte de Finrod, uma Silmaril é adicionado à peça, tornando-a mais maravilhosa do que qualquer outra possessão … e, naturalmente, tornando-se um ponto de discórdia para todos.
Com a Silmaril no Nauglamír, elfos, seres das trevas e anões lutam pela posse do artefato. Eventualmente, depois de guerras, destruições de reinos e traições, a mãe de Elrond, Elwing a consegue e não ouvimos mais falar do colar.
O fato de Durin III estar com esse colar pode gerar atrito entre ele e os elfos – possivelmente Elrond e Galadriel, cujos familiares foram ligados à joia. Portanto, há de se esperar mais conflito entre elfos e anões no futuro da série.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video.